Durante o encontro, foi realizado um levantamento sobre as atividades de proteção civil do município
Cheia do Rio Barra Mansa em janeiro de 2020 |
Inicialmente, a Defesa Civil do Estado fez um levantamento sobre a atuação do órgão em Barra Mansa, para então mapear a situação do município e ofertar apoio nas futuras ações. Entre os assuntos abordados estão o funcionamento dos pontos de apoio, mecanismos de alerta à população e ferramentas para otimizar o trabalho.
Durante o encontro, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Melo, anunciou que futuramente o órgão irá ajudar o município com doações para serem mantidos em estoque para uma emergência causada pelas chuvas. Além disto, os agentes da Defesa Civil do município receberão capacitações, através de cursos online sobre diversos temas, como abrigos temporários, animais peçonhentos, primeiros socorros pré-hospitalares, entre outros.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Jonas Rodrigues Leite, falou sobre o trabalho realizado para o enfrentamento do período de chuvas. "Foram feitas algumas reuniões, onde tratamos de assuntos relativos ao plano de ação, que é um plano que envolve todas as secretarias, a fim de ajudar e ter um pronto atendimento em caso de calamidades. Já temos os locais mais críticos mapeados e a gente procura estar sempre o mais preparado possível. Estamos fazendo o nosso melhor”.
O coordenador regional da Defesa Civil da Região Sul 1, Luciano Melo, avaliou o trabalho realizado em Barra Mansa. “Vim conhecer a coordenadoria municipal de Defesa Civil, conhecer os problemas enfrentados e ver o que a Defesa Civil municipal tem de recursos. Barra Mansa, frente a outros municípios que venho presenciando, está preparada. O município está estruturado e tem um plano de emergência, que é fundamental, porque é o pontapé inicial perante uma ocorrência”.
A Região Sul 1 é composta por 15 municípios, incluindo Barra Mansa. A divisão dessas regiões é feita conforme as bacias hidrográficas.
0 Comentários