Rádio Acesa FM VR: Prédios publicos de Pinheiral recebem iluminação de led

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Prédios publicos de Pinheiral recebem iluminação de led

Operação da usina vai permitir que as duas maiores escolas municipais produzam a sua própria energia


Após a Prefeitura de Pinheiral ter projeto classificado em primeiro lugar na 6ª Chamada Pública de Projetos (CPP) de eficiência energética da Light, onde concorreram projetos de diversos municípios da área de concessão da empresa no Estado do Rio de Janeiro, os prédios públicos, 50 no total, começaram a receber iluminação LED e, em breve, começa a ser construída a primeira usina fotovoltaica da Prefeitura de Pinheiral.  A operação da usina vai tornar as duas maiores escolas municipais (Roberto Silveira e Alzira Vargas) autossuficientes em energia elétrica. 

O projeto “Poder Público Eficiente” é custeado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Light, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cujo principal objetivo é reduzir o desperdício de energia, através da substituição de equipamento ineficientes. Além disso, está sendo feita a adequação do nível de iluminamento nas escolas e nos demais prédios públicos. E mais: Uma empresa será contratada para realizar o descarte adequado do material substituído e os funcionários públicos municipais receberão treinamento de uso consciente de energia. O investimento será de R$ 791.788,95. A previsão de economia é de 286.67 MWh/ano, gerando uma economia financeira significativa nos valores de conta de energia do município. 

De acordo com o Controlador Geral do município, Francisco Lopes, gestor do contrato do projeto pela prefeitura, todos os prédios públicos, exceto a sede da prefeitura que já possui a iluminação LED, receberão a atualização tecnológica da iluminação. “A empresa respeita um cronograma. Iniciaram pelas escolas, pois estão fechadas e será mais rápido. Além da substituição, em alguns casos vamos aumentar o número de lâmpadas para adequar a iluminação do ambiente de trabalho”, informou.

Ainda de acordo com Lopes, o programa contemplará o município com a construção de uma usina fotovoltaica em solo - um sistema de energia solar de grande porte projetado para a produção de energia elétrica, responsável por fornecer energia injetada na distribuição da concessionária Light. As obras devem começar em breve. “Será a primeira usina com produção de energia alternativa da prefeitura municipal. A energia gerada será enviada à Light que vai abater na conta de luz das escolas Roberto Silveira e Alzira Vargas”.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância do projeto no despertamento do uso consciente de energia e na economia para os cofres públicos.  

 “Mais uma vez Pinheiral se destaca na chamada de projetos da Light. Desta vez nos classificamos em primeiro lugar dentre os diversos municípios do Estado que participaram do processo. É motivo de muito orgulho e, sobretudo, resultado de um trabalho sério, cujo principal objetivo é despertar o uso consciente e reduzir o desperdício de energia elétrica e gerar economia aos cofres públicos”. 

EFICIÊNCIA GARANTIDA 

Ainda segundo informou o Controlador Geral, após a finalização do projeto os resultados serão confirmados e medidos conforme procedimento definido pelo Protocolo Internacional de Medição de Verificação (PIMVP). “Será feita a medição e verificação dos resultados que será realizada para comprovar a redução do consumo e o retorno do investimento previsto”, finalizou Francisco Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825