/>
Biblioteca de Barra Mansa recebe 100 livros doados pela Secretaria Estadual de Cultura

Biblioteca de Barra Mansa recebe 100 livros doados pela Secretaria Estadual de Cultura

Acervo faz parte do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM), Marcelo Bravo, e o vereador Demerson Sérgio Prado Novais, o Deco, estiveram nesta quarta-feira (10), na Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com a secretária do setor, Danielle Barros, para formalizarem a doação de 100 livros que ampliarão o acervo da Biblioteca Municipal Adelaide Franco. 

A ação faz parte do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Biblioteca Parque, que tem por objetivo promover programas e projetos voltados para bibliotecas públicas e o incentivo à leitura. O município já recebeu outras doações de acervo. 

Para Bravo, a ação dá mais um passo para o cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura, previsto na Lei 4.603/16. "Assumimos o compromisso de modernizar a biblioteca e qualificar o acervo. O melhor caminho é contar com parcerias entre os entes federados e assim consolidar uma rede de cooperação entre as bibliotecas públicas". 

O encontro foi organizado pelo vereador Deco (PSC), que destacou a importância de estimular a leitura no município. "Barra Mansa tem uma cultura muito rica e a nossa biblioteca é uma das principais unidades culturais da cidade. Nosso papel é promover o desenvolvimento por meio de todos os recursos disponíveis. Fico feliz em colaborar com a cultura da cidade", disse o vereador. 

Na ocasião, foram apresentados os resultados da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e sobre os projetos que a cidade tem recebido por meio dos editais do Estado. "Já recebemos espetáculos de teatro e música. Ainda esperamos uma diversificada programação até abril", disse o presidente da FCBM e do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do RJ, Marcelo Bravo, que também apresentou um panorama dos municípios, com informações, dados e indicadores. "Apenas três municípios não apresentaram propostas. Ficamos felizes em ter colaborado com a rede de dirigentes, com a troca de informações e consultorias. Sem essa ajuda o socorro aos agentes culturais não chegariam da forma impactante como foi".

Graziela Lorena, gerente de Bibliotecas e Formação, falou sobre a pluralidade de títulos doados ao município. “A biblioteca já conta com várias doações feitas pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e este novo acervo é bem diferenciado, porque ao mesmo tempo que ele tem clássicos da literatura, ele também compreende vários títulos modernos e de alta rotatividade de empréstimo pelos leitores da nossa biblioteca. Todos os livros são novos ou em ótimo estado. 
A Biblioteca Municipal Adelaide Franco está funcionando para empréstimo, estudo, pesquisa e leitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e com a higienização de todos os livros após o empréstimo. Em breve, os projetos que aconteciam na biblioteca retornarão, como o Circuito Biblioteca, Cinebiblioteca, Clube do Livro, sarau, entre outras atividades, com os devidos cuidados. O espaço fica no Palácio Barão de Guapy, no Centro.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu