Rádio Acesa FM VR: Morre Colombo Vieira, ex-assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Morre Colombo Vieira, ex-assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda


Faleceu na manhã deste domingo (25), Colombo Vieira de Souza Junior, aos 71 anos, ex-militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional) e ex-assessor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgico de Volta Redonda. Ele estava internado desde o último dia 16 em um hospital de Niterói, região metropolitana do Rio.

Ele estava casado com Jessie Jane, também militante. Colombo, Jessie e os irmãos Fernando e Eiraldo Palha Freire sequestraram em 1970 um avião Caravelle que pretendiam que os levasse a Cuba com outros militantes do MR-8 e da ALN. O avião acabou pousando no Galeão e depois de longas negociações foi invadido por tropas da Aeronáutica. Jessie Jane, Colombo e Fernando, ferido, foram presos. Eiraldo foi ferido, preso e assassinado sob torturas pelos militares no CISA, repressão militar da Força Aérea, sob comando do Brigadeiro Burnier, Colombo e Fernando foram enviados depois de meses para o presídio da Ilha Grande, ao passo que Jessie Jane foi confinada em Bangu.

Na Ilha Grande, Colombo e Fernando participaram de diversas lutas por condições dignas de vida e pelo reconhecimento de suas condições de presos políticos.

Como resultado dessas lutas, Colombo e todos os presos políticos da Ilha Grande acabaram sendo transferidos para o Rio de Janeiro onde protagonizaram, em 1979, uma prolongada greve de fome em apoio à luta de seus familiares e da sociedade brasileira que pleiteavam a Anistia. O advento da Anistia, em 1979 resultou na libertação de Colombo e Jessie Jane, que tiveram sua filha, Leta como a avó, ainda quando presos.

Em liberdade, ambos se somaram às lutas democráticas do povo brasileiro. Colombo assessorou durante longo tempo a arquidiocese de Volta Redonda, o bispo Dom Waldyr Calheiros, inclusive contra a criminosa repressão militar que, em 1988 levou o Exército a invadir e assassinar, no interior da Companhia Siderúrgica Nacional, três operários grevistas.

Colombo seguiu participando das lutas do povo trabalhador brasileiro até ser vitimado por todos os golpes que as lutas lhe infligiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825