Rádio Acesa FM VR: Conta de luz fica mais cara em junho com a manutenção da bandeira vermelha

sábado, 29 de maio de 2021

Conta de luz fica mais cara em junho com a manutenção da bandeira vermelha

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve manter a bandeira tarifária vermelha para o mês de junho -- e  isso pode deixar sua conta de luz ainda mais cara. Com o menor volume de chuvas em mais de 90 anos, os reservatórios das principais hidrelétricas estão nos menores níveis desde o grande apagão de 2001.

Para não haver racionamento nem apagão, o governo precisa acionar as usinas termelétricas, que são bem mais caras que as hidrelétricas. Esse custo é repassado para a sua conta de luz, cobrado por meio de uma taxa extra, chamada de bandeira tarifária. Entenda aqui como isso se reflete na sua vida.

Os juros do cartão de crédito rotativo avançaram para 335,3% ao ano em abril, ante 334,6% a.a em março. Modalidade mais cara do mercado de crédito, o rotativo é quando o cliente não paga o valor integral da fatura até a data de vencimento. Também em alta, a taxa para o cheque especial passou de de 122,3% para 124,5%.

Já o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) subiu 4,1% em maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Com o resultado, o índice, que é conhecido como inflação do aluguel, avançou 37,04% em 12 meses e registrou a maior alta em 26 anos.

Em entrevista exclusiva à CNN nesta quinta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que um "ajuste integral" da taxa Selic, ou seja, um aumento da taxa básica de juros até o ponto em que deixe de estimular a economia, pode acabar fazendo com que a inflação, no ano que vem, fique baixa demais.

Campos Neto afirmou, porém, que o BC está atento aos sinais de persistência na alta dos preços e que a instituição está disposta "a fazer o que precisa" para atingir a meta de inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825