Fila para aplicação da segunda dose da Coronavac está quase zerada e todas as vacinas necessárias já estão disponíveis
Agora, qualquer pessoa a partir de 18 anos que possua as comorbidades inclusas nos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, poderá se vacinar em Pinheiral. O município recebeu na tarde desta quinta-feira (27), 680 novas doses do imunizante AstraZeneca que serão utilizadas para aplicação de primeira dosagem. Para receber a vacina, que começará a ser aplicada na sexta-feira (28), a partir das 8h, os interessados devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e verificar a disponibilidade de agendamento.
As boas notícias não param por aí, de acordo com Rangel Medeiros, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Pinheiral, a fila de espera para aplicação da segunda dose da Coronavac está quase zerada e todas as vacinas necessárias estão disponíveis.
“Conseguimos concluir quase todo o cronograma das pessoas que ainda aguardavam pela segunda dose da Coronavac. Restaram apenas algumas pessoas em casos especiais que estão com covid ou algum outro impedimento que precise aguardar. No entanto, as doses dessas pessoas estão em contingência para serem usadas quando a hora chegar”, explicou.
COMORBIDADES
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as doenças inclusas nessa etapa são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão; cardiopatias; doença renal crônica; imunossuprimidos (HIV, câncer, transplantados); anemia falciforme; obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40); síndrome de down e cirrose hepática. Gestantes só poderão ser vacinadas mediante prescrição médica. Confira na íntegra o documento de comorbidades inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/.../plano-nacional-de-vacinacao.../view.
Para receber as doses, no entanto, será necessário reunir documentos para comprovar a condição médica como exames, receitas, laudo, declaração, prescrição ou relatório médico, que demonstre pertencer a um dos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do PNI. Todos os critérios de vacina e imunização, como público-alvo, quantidade de doses disponibilizadas e idades são previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Atenção, às pessoas que estão nesta faixa etária e não possuem cadastro nas Unidades de Saúde do seu bairro, devem regularizar a situação para que as equipes entrem em contato para agendamento e recebimento da vacina.
0 Comentários