Rádio Acesa FM VR: Associação do bairro Água Limpa homologa membros dos Conselhos Gestores de Saúde

terça-feira, 1 de junho de 2021

Associação do bairro Água Limpa homologa membros dos Conselhos Gestores de Saúde

Aconteceu na noite desta segunda-feira (31), às 19h30, a reunião que homologou o Conselho dos Gestores de Saúde, Unidade Um e Dois do bairro Água Limpa, em Volta Redonda. O  evento aconteceu na Sede da Associação de Moradores do bairro (AMAL).

O Presidente da AMAL, Neandro Chaves abriu o encontro, agradecendo a presença de todos e falando da importância do momento da reunião, tendo em vista que seria feito ali, após falas, a homologação dos membros dos Conselhos Gestores de Saúde. 

Estiveram compondo a mesa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, Geraldo, as conselheiras Senhoras Martha Mageste e Márcia., o vereador Hállyson Vitorino, a presidente da Associação de Moradores da Morada da Colina, Dra. Mônica Garcia e e a Adelaide para fazer a leitura da Ata anterior, referente a Plenária de explicação aos membros das entidades para posterior indicação de seus conselheiros. 

Durante a palavra, o Vereador Hallyson Vitorino se colocou a disposição da comunidade para agir junto ao Poder Público Municipal, na busca de melhorias para todo o bairro. 

A doutora Mônica Garcia, falou como presidente e médica, ela disse da importância do SUS e como se esforça para que o sistema funcione. Mônica ressaltou que apesar de ser usuária de plano de saúde, faz questão de se consultar no sistema para colocar-se no mesmo patamar de todos e inclusive verificar o serviço prestado, na condição de usuária. 

O Presidente do conselho Municipal de Saúde fez relatos sobre as responsabilidades dos conselheiros gestores locais, bem como a função do CMS, tendo em vista que o conselho tem o poder de veto a gastos públicos quando o assunto são repasses da saúde. Falou da Coordenação tripartite dos conselhos e da importância das entidades e usuários estarem ativos nas decisões das unidades. 

A conselheira Martha, ressaltou a necessidade dos conselheiros se mostrarem ativos, ajudarem a unidade, salvaguardando que quem define horários e dias de reuniões são os conselheiros, conforme a disponibilidade da maioria. Falou também que a Gerência das unidades, após definidos os membros trabalhadores e administradores, a mesma, tem que deixar o momento de atividade de Conselho, separado para os conselheiros atuarem, não podendo ocupá-los em dias de reuniões. 

A conselheira Márcia, fez um discurso de universalidade, uniu as ações do Conselho aos Direitos Humanos. Lembrou que a organização social, sustenta a pluralidade e principalmente da base para cobrar os direitos nas quais são reservados. Márcia falou também sobre a vacina. Lembrou que o SUS está presente em tudo e por isso é hora de fortalecer os setores para fazer a saúde melhorar a cada dia.

Neandro informou ao Conselho Municipal de Saúde, as ausências justificadas da Elisa Lopes, Rosileia Mageste e Maria Márcia. Passou para leitura dos inscritos nas duas unidades tendo ambas, oito inscrições entre entidades e usuários. 

Geraldo sugeriu que cada Conselho fosse composto por quatro membros efetivos e quatro membros suplentes, o que foi pactuado como consenso. 

A escolha dos membros do Conselho Gestor Água Limpa I, ficou com a seguinte formação de usuários: Membros Titulares, Adelaide Francisca Leite, representando a associação de Moradores do Água Limpa, Fernando Soares Neto, representando a Associação de Moradores do Vista Bela, Anita Maria Cerqueira representando os Alcoólicos Anônimos e Andreia Batista e Silva Gregório, representando a Igreja Metodista. Os membros Suplentes da mesma unidade serão: Cristiane do Nascimento Santos Velasco representando a ADRA Brasil, Letícia Anchite Guedes representando usuários da unidade, Elisa Lope de Faria representando a Comunidade Sagrada Família Água Limpa, e Valter Vicente representando a Igreja Metodista Wesleyana. 

O Conselho Gestor de Saúde Água Limpa II ficou com a seguinte formação: Cristiane do Nascimento Santos Velasco representando a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Mônica Garcia representando a Associação de Moradores da Morada da Colina, Leda Leni Vieira Pires representando a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Madureira, e Angela Maria Sakamoto representando os usuários da unidade. Os suplente da mesma unidade serão: Adrize Aparecida da Silveira Castro Alves representando os usuários, Rosiléia Aparecida Mageste Silva representando a Associação de Moradores do Água Limpa, Alcides Eugenio Santos Filho representando a Comunidade Sagrada Família Morada da Colina e Maria Márcia da Silva, representando os usuários do Núcleo Princesa Isabel. 

Após definida as posições dos conselheiros, Neandro pediu a aclamação aos membros dos conselhos, deixando a responsabilidade das Gerentes das unidades que estavam representadas por Paulo César da unidade I e Etiene e Renan da Unidade II, para convocação dos membros para a primeira reunião, onde os mesmos serão empossados e passarão a participar das decisões pertinentes ao conselho de cada unidade. 

Adelaide Francisca Leite, lavrou a ata encerrando a reunião às vinte horas e vinte e oito minutos, com o compromisso de enviar cópia ao Conselho Municipal de Saúde e aos gerentes das unidades. Após a aprovação dos interessados, assinarão a mesma a Secretária e o Presidente da AMAL como Comissão Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825