Rádio Acesa FM VR: Quarteis do CBMERJ em cidades da região promovem ações para incentivar doação de sangue

domingo, 20 de junho de 2021

Quarteis do CBMERJ em cidades da região promovem ações para incentivar doação de sangue

#OndaVermelhaCBMERJ propõe desafio interativo para os militares

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou no último dia 14 uma campanha para incentivar a solidariedade e ajudar a recuperar os estoques de sangue dos hemocentros do Estado, que estão abaixo do ideal durante a pandemia da Covid-19. Capitaneada pela Diretoria de Assistência Social (DAS), a "Onda Vermelha CBMERJ" estimula a doação voluntária entre os militares por meio de um desafio interativo.  

A proposta é simples: quem for doar posta uma foto em suas redes sociais pessoais com a hashtag #OndaVermelhaCBMERJ e marca três colegas de farda, incentivando-os a fazer o mesmo.  

- Doar sangue é um ato de amor ao próximo e uma das mais poderosas ações em prol da vida. Como já é tradição, o Corpo de Bombeiros RJ abraça a causa e chama toda a tropa para participar desta corrente de solidariedade e cidadania. Somos exemplo e devemos dar o exemplo - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, que doou sangue pela manhã no Hemorio, no Centro. 

Os comandos dos Grupamentos de Bombeiros Militares (GBMs), em parceria com os Polos Descentralizados de Serviço Social da DAS e os hemocentros locais, realizarão uma série de atividades visando à sensibilização e à promoção de coletas coletivas de sangue. 

Seguem atividades já agendadas, até o momento: 

Dia 22 de junho – 22º GBM – Volta Redonda – a doação de sangue acontecerá no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda;

Dia 23 de junho – 10º GBM – Angra dos Reis – atividades de sensibilização em parceria com o Hemonúcleo de Japuíba (Angra dos Reis);

Dia 23 de junho – 14º GBM – Duque de Caxias – será realizada coleta de sangue no interior do GBM;·

Dia 23 de junho – 27º GBM – Araruama – a doação de sangue acontecerá no Hemolagos;

Entre os dias 15 a 18 de junho o 7º GBM de Barra Mansa realizou atividades de sensibilização em parceria com o Hemonúcleo de Barra Mansa.

Quem pode doar:
 
• É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69 anos caso já seja doador de sangue
 
• O doador deve pesar no mínimo 50 kg
 
• É necessário estar bem de saúde
 
• Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto
 
• Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
 
• Candidatos à doação que tiveram a Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após a cura.
 
• Candidatos à doação que tiveram a forma grave da Covid-19 ficam inaptos por 1 ano após a cura.
 
• Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil

• Candidatos à doação que tomaram as vacinas contra Covid-19 da Pfizer e AstraZeneca ficam inaptos por sete dias. Aqueles que receberam o imunizante da CoronaVac ficam inaptos por 48h, mesmo período para aqueles que foram vacinados contra a gripe
 
• Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização.

Para informações adicionais, o voluntário pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708). É importante lembrar que não há risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, que é um procedimento seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825