Rádio Acesa FM VR: Vinte e dois de setembro: dia do nascimento de Carlos José, Gonzaguinha, Vanusa, Zezé Polessa, Andrea Bocelli e Fernanda

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Vinte e dois de setembro: dia do nascimento de Carlos José, Gonzaguinha, Vanusa, Zezé Polessa, Andrea Bocelli e Fernanda

Carlos José Ramos dos Santos, mais conhecido como Carlos José, nascido em São Paulo no dia 22 de setembro de 1934, foi cantor e seresteiro brasileiro.

Carlos José mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939. Ingressou na Faculdade de Direito, onde organizou um grupo de teatro e música que revelou, entre outros, Geraldo Vandré e Silvinha Telles.

Estreou profissionalmente em 1957, no programa "Um instante, maestro", de Flávio Cavalcanti. No mesmo ano, gravou seu primeiro disco em 78 rpm que lhe rendeu o título de Cantor Revelação do Ano por cronistas do Rio de Janeiro. Com o sucesso, abandonou a carreira de advogado. Emplacou sucessos nas rádios do país, como "Esmeralda", "Guarânia da saudade" e "Lembrança".

Carlos José morreu vítima da COVID-19, no dia 9 de maio de 2020, no Rio de Janeiro.

Gonzaguinha, nome artístico de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, nascido no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1945, foi cantor e compositor.

Gonzaguinha era filho registrado, mas não natural, do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.

Compôs a primeira canção "Lembranças da Primavera" aos 14 anos, e em 1961, com 16 anos, foi morar no bairro de Cocotá, na ilha do Governador, com o pai para estudar. Mais tarde, estudou Economia na Universidade Cândido Mendes. Tornou-se amigo de Ivan Lins. Conheceu também a primeira mulher, Ângela, com quem teve 2 filhos: Daniel e Fernanda. Teve depois uma filha com a atriz Sandra Pêra, a atriz e cantora Amora Pêra.

Fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU) que teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação.

Caracterizado por uma postura de crítica à ditadura, foi visado pelo DOPS. Assim, das 72 canções mostradas a esse órgão, 54 foram censuradas.

Gonzaguinha morreu aos 45 anos em 29 de abril de 1991, vítima de um acidente automobilístico. Ao regressar de uma apresentação em Pato Branco, no Paraná com seu Monza em uma rodovia no sudoeste daquele estado, por volta de 7h20 da manhã, na altura de Marmeleiro, colidiu com uma caminhonete daquela cidade. Gonzaguinha estava se dirigindo para Foz do Iguaçu, de onde seguiria de avião para Florianópolis, onde tinha um show agendado.

Vanusa Santos Flores, conhecida como Vanusa, nascida em Cruzeiro (SP) em 22 de setembro de 1947.

Vanusa foi criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal. Aos dezesseis anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions.
Em 1966, durante os últimos anos do movimento cultural Jovem Guarda, apresentou-se no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Logo, foi contratada pela RCA Victor e ganhou êxito com a canção "Pra Nunca Mais Chorar" (Eduardo Araújo e Carlos Imperial). O sucesso a fez participar do programa Jovem Guarda, da TV Record, em suas duas últimas edições.

Em 1968, gravou seu primeiro álbum, Vanusa, estreando ainda como compositora em três canções. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro", composta com Mário Campanha. Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", uma composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi.

Vanusa participou das novelas Marron Glacê e O Amor É Nosso

Em 1997, publicou sua autobiografia, "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!", pela editora Saraiva.[8] Em 2005, participou de vários concertos comemorativos aos 40 anos da Jovem Guarda. Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro. A cantora foi casada duas vezes, uma com o músico Antônio Marcos e outra com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci.

Em março de 2009, ao participar do primeiro encontro estadual para agentes públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, Vanusa cantou o Hino Nacional Brasileiro de forma desafinada e errada. Mais tarde alegou a má interpretação por estar sob a ação de um remédio contra labirintite, errando a letra.

No ano seguinte, a cantora voltou a ter problemas em outra apresentação, ao cantar no Parque do Idoso, em Manaus, em um evento em homenagem ao Dia dos Pais. Ela errou a letra de Sonhos de Um Palhaço de seu ex-marido Antônio Marcos, e para compensar o equívoco, cantou um trecho de Como Vai Você, outra canção de Antônio Marcos. Segundo ela, sempre confundia as duas canções.

Em setembro de 2020, a cantora foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital dos Estivadores, em Santos (SP), após ter apresentado quadro de pneumonia. No mês seguinte obteve alta hospitalar, depois de 32 dias de internação. Vanusa sofria de outras doenças, como uma síndrome demencial, semelhante ao mal de Alzheimer. Todos esses problemas foram causados por um histórico de depressão pelo qual a artista passou durante a década de 2000, que a tornou dependente de remédios e bebidas alcoólicas.

Depois da alta hospitalar, Vanusa retornou para uma casa de repouso em Santos, onde estava morando havia dois anos. Morreu na madrugada de 8 de novembro de 2020, vitimada por uma insuficiência respiratória.

Maria José de Castro Polessa, a Zezé Polessa, é uma atriz e ex-médica brasileira nascida no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1953.

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977, e pós-graduou-se em medicina social, mas trocou a profissão pela de atriz.

Sua estreia se deu primeiramente no teatro, em 1973. No ano seguinte, atuou em mais dois espetáculos,

Em janeiro de 2013, o motorista encarregado de levar a atriz a um set de gravação errou o trajeto. Zezé teria ficado muito irritada e destratado o motorista, que, após deixar a atriz no lugar certo, passou mal e avisou ao estúdio que iria para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, pois sentia fortes dores de cabeça.

No hospital, porém, ele acabou morrendo vitimado por um infarto. A atriz foi acusada de assassinato

O inquérito policial instaurado para apuração dos fatos narrados foi arquivado por requerimento do Ministério Público, por não vislumbrar qualquer ilícito praticado". Zezé foi ainda indenizada pelo jornalista que publicou a matéria inverídica e sensacionalista a respeito do episódio.

Zezé Polessa integra o Movimento Humanos Direitos.

Andrea Bocelli, de Lajatico, comunidade Italiana da região Toscana, província de Pisa. Nasceu em 22 de setembro de 1958, é um tenor, compositor e produtor musical italiano. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli gravou nove óperas completas, além de vários álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.




 

 

Fernanda Carolina Gomes Tavares, nascida em 22 de setembro de 1980 no Rio de Janeiro, mas com 10 meses foi morar em Natal, capital do Rio Grande do Norte. 

Fernanda é uma supermodelo, apresentadora e empresária brasileira. Foi uma das finalistas do Elite Look of the Year 1994, quando mudou-se para São Paulo para iniciar a carreira, e um ano depois se muda para Nova York. Mas foi em 1998 sua grande ascensão ao ser fotografada por Mario Testino para a capa da Vogue Paris. Apadrinhada pelo mesmo fotógrafo, logo aparece em um editorial para a Vogue América, junto com Gisele Bundchen.

A modelo já figurou entre as quatro modelos mais badaladas do mundo, faturando cerca de US$ 1 milhão anualmente. Após um contrato mundial de exclusividade com a L'Oreal Paris por 4 anos, onde fez campanhas para vários produtos, inclusive ao lado de Beyoncé.

Além de varias capas de revista, Fernanda foi protagonista comercial de duas marcas automobilísticas. Ficou entre as 100 mulheres mais sexys do planeta.

Em 2003, foi jurada do concurso Miss Universo sediado na cidade do Panamá.

Uma das vinte e cinco top models brasileiras que integram o calendário da São Paulo Fashion Week – Verão 2007, Fernanda já teve seu próprio calendário. Em 2003, foi clicada por 12 fotógrafos diferentes. Socialmente responsável, também já estrelou campanhas de luta pela abolição do uso de peles de animais.

Ao lado de seu marido, Murilo Rosa estrelou campanhas para Avon,[19] Havaianas[20] e Hering.[21]

Na TV comandou o reality show Missão MTV, em que dava dicas de moda. Ainda apresentou no Canal Glitz, duas temporadas da Semana de Moda. Além de ter apresentado ao lado de Fernando Torquato o reality show de maquiagem "Desafio da Beleza" no Canal GNT. Ainda tendo apresentado eventualmente o programa Superbonita do mesmo canal. Ainda fez uma participação na telenovela Verdades Secretas da Rede Globo, dentro de uma ação de merchandising interpretando ela mesma.

No cinema atuou em Gomez VS Tavares, no papel da Agente Tavares.

Junto com seu marido, são sócios de uma rede de franquias de comida saudável chamada Minutri.

Em 2003 iniciou um namoro com o ator Murilo Rosa. Em 28 de julho de 2007 casaram-se em uma cerimônia civil e religiosa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, interior de Goiás. O casal tem dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825