Rádio Acesa FM VR: Vinte e oito de setembro: nascimento de Domingos José, Tim Maia, Roberta Miranda, Guta Stresser e Adriano

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Vinte e oito de setembro: nascimento de Domingos José, Tim Maia, Roberta Miranda, Guta Stresser e Adriano

Domingos José Soares de Oliveira, nascido no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1936. Ele foi um ator, diretor, dramaturgo de cinema e teatro, poeta e cineasta brasileiro.

Licenciado em Engenharia, nunca trabalhou naquela área já que, depois de se ter envolvido no teatro amador, começou a escrever e a realizar para cinema. Fez duas assistências de direção para Joaquim Pedro de Andrade ("Manuel Bandeira, O Poeta do Castelo" e "Couro de Gato"). A sua primeira longa-metragem, intitulada Todas as mulheres do mundo, foi realizada em 1966, sendo já autor de mais de 20 peças teatrais e tendo dirigido vários filmes.

Teve, durante anos, programas no Canal Brasil, que denominou de jornalismo autoral: "Todas as Mulheres do Mundo", "Todos os Homens do Mundo", "Swing", sempre em parceria com sua companheira, Priscilla Rozenbaum.

Era pai da atriz e escritora Maria Mariana, a caçula da família. Foi casado também com Nazaré Ohana, mãe da atriz Claudia Ohana.

Sofrendo do mal de Parkinson, morreu no Rio de Janeiro em 23 de março de 2019, após passar mal em casa.

Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia, nascido no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1942, foi um cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira e reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. 

Durante a juventude, conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".

Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e "Gostava Tanto de Você". De julho de 1974 a 25 de setembro de 1975, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, dois discos, com destaque para "Que Beleza" e "O Caminho do Bem". Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil. Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, morreu em 15 de março de 1998.

Tim tentou a carreira política ao filiar-se ao PSB, em outubro de 1997 onde seria o candidato a Senador pelo Rio de Janeiro nas eleições gerais de 1998, porém acabou falecendo antes.

A sua discografia completa, incluindo o disco inédito Tim Maia Racional, Vol. 3, foi lançada pela Editora Abril em 2011.

Em outubro de 2014, foi lançado o filme biográfico Tim Maia, baseado no livro de Nelson Motta e dirigido por Mauro Lima. Tim é interpretado por Babu Santana e Robson Nunes.

Em 19 de junho de 2015, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem na Tijuca, bairro onde Tim nasceu e cresceu. A estátua é feita de bronze e mede 180 centímetros, 12 a mais que o cantor tinha. Postumamente foi lançado um disco inédito nas plataformas digitais intitulado "Yo Te Amo" , que traz hits do músico cantados em espanhol e chega 51 anos depois de sua gravação original, realizada em 1970.

Roberta Miranda, nome artístico de Maria Albuquerque Miranda, nascida em João Pessoa, no Estado doa Paraíba no dia 28 de setembro de 1958. Ela é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, escultora e pintora brasileira. Consagrada pelo povo com o título de Rainha Sertaneja, Roberta Miranda é uma das cantoras brasileiras que mais vendeu discos, com mais de 18 milhões de cópias. Entre seus maiores sucessos estão: A Majestade O Sabiá, Pimenta Malagueta, Vá Com Deus e Sol da Minha Vida. Em 9 de fevereiro de 2014, participou com a cantora Paula Fernandes, do programa Sai do Chão! da Rede Globo. Na ocasião, cantaram A Majestade O Sabiá regravada por Paula em seu DVD Multishow ao Vivo: Um Ser Amor com a participação de Roberta. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora de Canção Popular.

Oriunda de uma família humilde de João Pessoa, é a filha caçula. Seus pais foram morar em São Miguel Paulista. Ainda no colegial, a Roberta se rebelou e passou a escrever músicas e dizer querer ser cantora, e a família não a aceitou. Com ajuda de amigas, conseguiu emprestado um violão e uma guitarra, e fingindo que ia para o curso pré vestibular, ficava o dia inteiro treinando, onde cantava suas composições junto dos instrumentos musicais.

Aos 16 anos revelou aos pais que não iria para a faculdade, que iria ser cantora, e nesta época passou a cantar e tocar em bares da cidade que vivia, onde, mesmo menor de idade, foi contratada para abrir shows em casas noturnas. Aos 18 anos foi morar sozinha, e para se manter, trabalhou por catorze anos cantando, tocando violão e guitarra todos os fins de semana em bares e casas noturnas, até alcançar a fama. Nestas apresentações passou a usar o nome artístico Roberta Miranda, por considerar seu nome, Maria, muito comum.

Paralelo a música, trabalhou por muitos anos como maquiadora e assistente de estúdio, profissões fixas e financeiramente mais estáveis que suas apresentações. Passou a procurar diversas gravadoras para mostrar as músicas que compôs e que já cantava, até ser surpreendida por uma gravadora, que gostou da música, onde Roberta Miranda pôde gravar seu primeiro disco. Apesar de ter tido relacionamentos com homens anônimos e famosos, não quis se casar e nem ter filhos, onde a cantora priorizou pela sua carreira artística, e com os anos também aprendeu a pintar e fazer esculturas.

Maria Augusta Labatut Stresser, a hoje conhecida atriz, diretora e escritor Guta Stresser. Nascida em Curitiba no dia 28 de setembro de 1972.

Guta começou no teatro em Curitiba, aos 13 anos de idade, desde então tem vários trabalhos reconhecidos por público e crítica, entre eles a personagem Bebel Carrara no programa A Grande Família, da Rede Globo.

Em 2010, Guta se lançou como escritora, tendo publicado seu primeiro livro, direcionado ao público infanto-juvenil, Meu pequeno Coxa-branca, livro que fala sobre um garoto carioca que se tornou torcedor do time paranaense.

Em 2017, entra em cartaz no teatro com a peça Ela é meu marido, ao lado de Bia Guedes, contando a história de duas amigas que deixam de lado as decepções amorosas com homens para viverem um romance.

Carlos Adriano de Sousa Cruz, mais conhecido como Adriano ou Adriano Michael Jackson, nascido em Valença no dia 28 de setembro de 1987, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, defende o FC Seoul.

Seu apelido originou-se do fato de Adriano imitar danças do famoso cantor estadunidense Michael Jackson durante suas comemorações de gols, quando atuava pelo America.

Adriano começou na divisão de base do Bahia. Atuou ainda pelo Ceará Sporting, e no America do Rio de Janeiro, onde se sagrou campeão estadual da série B (onze gols) em 2009, e participou da boa campanha do clube no carioca da série A (5º lugar, com 6 gols), tendo após, rápida passagem pelo Fluminense, onde não conseguiu muitas oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825