Rádio Acesa FM VR: Cinco de outubro: nascimento de Lineu Dias, Tarcísio Meira e Moacyr Franco

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Cinco de outubro: nascimento de Lineu Dias, Tarcísio Meira e Moacyr Franco

Lineu Moreira Dias, ator, contista, poeta, dramaturgo e tradutor brasileiro, nascido em Santana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul em 5 de outubro de 1927.

Foi casado com a atriz Lilian Lemmertz e é pai da atriz Júlia Lemmertz.

Teve sua estreia no teatro aos 25 anos em Porto Alegre, onde participou da juventude do Teatro do Estudante e do Teatro Universitário.

Cursou Interpretação e Direção Teatral na Yale Drama School e foi professor de Interpretação na UFRGS.

Como escritor colaborou na revista literária Crucial, teve seus contos publicados nos jornais Correio do Povo, Estado de Notícias, estado de São Paulo e na Revista O Globo. Foi crítico de cinema e de dança.

Atuou durante quatro décadas no cinema, teatro e televisão.

Em 1995 recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Ator por sua interpretação na peça Minh’Alma, Alma Minha, peça de sua autoria.

Seu último trabalho foi em 2001, na minissérie Presença de Anita. Morreu um ano depois, por falência de múltiplos órgãos.

Um ano após sua morte, foram publicados seus poemas no livro Urbia.

Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, mais conhecido como Tarcísio Meira, nascido em São Paulo no dia 5 de outubro de 1935, foi um premiado ator brasileiro. Considerado um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcou época com personagens fortes, no cinema, no teatro e na televisão. Durante décadas eternizou a televisão com mocinhos e vilões que marcaram a teledramaturgia nacional.

Em 6 de agosto de 2021, ele e a esposa, Glória Menezes, foram internados no hospital Albert Einstein em São Paulo, após confirmação do diagnóstico de COVID-19. Segundo boletim do hospital, divulgado no dia 10 de agosto, o ator encontrava-se internado na UTI, contando com apoio de ventilação mecânica invasiva e diálise contínua.

Em 12 de agosto, seis dias depois da internação, Tarcísio morreu vítima da COVID-19, aos 85 anos. Glória recebeu alta quatro dias depois, já sabendo da morte do marido.

O ator foi velado e cremado em uma cerimônia privada no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. Pouco antes de morrer, Tarcísio pediu para que suas cinzas fossem jogadas na fazenda de propriedade do casal em Porto Feliz.

Moacir de Oliveira Franco, mais conhecido como Moacyr Franco, nascido em Ituiutaba, Minas Gerais em 5 de outubro de 1936, é um ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV e político brasileiro, filiado ao Cidadania.

As composições de Moacyr são bastante ecléticas, como boleros, marchinhas, baladas de amor e até rock’n’roll. Seus maiores sucessos, porém, estão no sertanejo-raiz, quando, nas décadas de 80 e 90 compôs várias músicas que alcançaram os primeiros lugares nas paradas, tais como: "Dia de Formatura", com Nalva Aguiar, "Seu Amor Ainda é Tudo", "Ainda Ontem Chorei de Saudade" e "Se Eu Não Puder Te Esquecer", que foram consagradas nas vozes da dupla sertaneja João Mineiro & Marciano.

Moacyr descobriu cedo sua vocação artística. Assim que terminou o ensino fundamental, em Uberlândia, foi contratado em uma oficina de pintura, que produzia cartazes e letreiros por encomenda. Um belo dia, o maestro da Orquestra Tapajós precisou dos serviços e chamou o rapaz para dar um jeito nas estantes do teatro onde ensaiavam. Moacyr Franco ficou encantado com a música. “Fiz um negócio com o maestro: eu pintaria as estantes, ele deixava eu cantar com a orquestra. Ele topou! Por aí é que eu virei cantor, aprendi música, violão e piano”, contou ele.

Aos 17 anos ganhou um concurso de melhor cantor na Rádio Difusora de Uberlândia, ao cantar no programa de calouros "Astros e Estrelas do Amanhã". Três anos depois, mudou-se com a família para Ribeirão Preto, onde conseguiu um emprego na Rádio Clube Ribeirão Preto. Foi lá que conheceu Aloisio Silva Araújo, grande redator de humorismo, que era amigo de Manuel de Nóbrega.

Entre os anos de 1983 e 1987, interrompeu sua carreira artística para exercer o mandato de deputado federal, eleito pelo PTB no estado de São Paulo.

Em 2010 tentou voltar à carreira política, candidatando-se a senador, pelo PSL. Apesar de ter obtido mais de 400 mil votos, não foi eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825