Rádio Acesa FM VR: Doze de outubro: nascimento de Luiz Vieira, Pavarotti, Alberto Goldman, Hermano Henning, Paulo Massadas, Sérgio Mallandro, Márcio Araújo, Ganso Cristo e Redentor

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Doze de outubro: nascimento de Luiz Vieira, Pavarotti, Alberto Goldman, Hermano Henning, Paulo Massadas, Sérgio Mallandro, Márcio Araújo, Ganso Cristo e Redentor

Nascimento de Luiz Rattes Vieira Filho, mais conhecido como Luiz Vieira, cantor, compositor e radialista nascido em Caruaru, no estado de Pernambuco em 12 de outubro de 1928.

Perdeu a mãe com apenas dois anos de idade. Antes dos dez anos mudou-se para o Rio de Janeiro, sendo criado pelo avô em Alcântara, município de São Gonçalo. 

Antes da fama Luiz foi chofer de caminhão, motorista de táxi, guia de cego, engraxate e lapidário. Em criança cantou em circos e parques de diversão. Aos oito anos, produziu sua primeira composição.

No início da sua carreira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções e chegou a imitar Vicente Celestino. Foi crooner de orquestra num cabaré do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

Passou pelas rádios Clube do Brasil (1946), Tupi (1950), Record de São Paulo no mesmo ano, Nacional (CBN) - 1959, Nacional, Carioca (anos 80) e Manchete. Também trabalhou na TVs: Tupi, Itapoan. Em 1954, Excelsior, canal 9, de São Paulo, estreou no ano de 1962. Neste mesmo ano Vieira ganhou as paradas de sucesso com a canção Prelúdio Pra Ninar Gente Grande, mais conhecida como Menino Passarinho. Em 1963 gravou outro grande sucesso, Paz do Meu Amor (Prelúdio nº 2).

Autor de mais de 500 músicas, suas composições foram gravadas por nomes como Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Taiguara, Pery Ribeiro, Nara Leão, Moacyr Franco, Hebe Camargo, Augusto Calheiros, Gilberto Alves, Agnaldo Rayol, Elba Ramalho, Cascatinha e Inhana, Sérgio Reis, Rita Lee, Marcelo Costa e Maria Bethânia.

Não gostava de ser chamado de cantor, mas, sim, de cantador. Luiz Vieira era um estudioso das músicas de cordel.

Em 2002, lançou o espetáculo "Pessoas que brilham", no Teatro João Caetano onde a cada dia apresentou um convidado, entre os quais, Carmélia Alves. Foi também Diretor-presidente da SOCINPRO (1986 - 1988; 1990 - 1996).

Vieira morreu em 16 de janeiro de 2020, aos 91 anos, depois de ser levado para o hospital após passar mal na noite anterior.

Luciano Pavarotti, nascido em Módena, na Itália, em 12 de outubro de 1935 foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.

No dia 6 de setembro de 2007, ele morreu em sua casa, em Módena, devido a um câncer no pâncreas, aos 71 anos.


Alberto Goldman, nascido em 12 de outubro de 1937 em São Paulo foi um político brasileiro filiado ao PSDB. Foi vice-governador de São Paulo entre 2007 e 2010, na chapa de José Serra, governador de São Paulo entre abril e dezembro de 2010, ministro de Estado do ex-presidente Itamar Franco e exerceu, na interinidade, a presidência nacional do PSDB. Também já foi filiado ao PCB, MDB e PMDB.

Com a renúncia de José Serra, assumiu o Governo do estado de São Paulo em 2 de abril de 2010, e exerceu o cargo até 1 de janeiro de 2011, quando o transmitiu a Geraldo Alckmin. Foi o primeiro judeu a ocupar este cargo, assim como o primeiro ex-comunista a ocupá-lo como titular (outro ex-militante comunista, Aloysio Nunes Ferreira Filho, assumiu o posto em caráter provisório na qualidade de vice-governador de Luiz Antônio Fleury Filho). Durante seu governo, foi inaugurado o primeiro trecho da Linha 4 — Amarela, ligando as estações Paulista e Faria Lima, e a estação Vila Prudente da Linha 2 - Verde.

Em 1990, nas eleições de outubro, retornou à Câmara dos Deputados. Votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor na sessão de 29 de setembro de 1992.

Em 2018, descontente com as declarações de Jair Bolsonaro no segundo turno da Eleição presidencial no Brasil em 2018, Goldman declarou o voto em Fernando Haddad do PT.

Alberto Goldman foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia. Entretanto, sua saúde piorou, culminando em seu falecimento em 1 de setembro de 2019.

Nascimento de Hermano Antônio Henning, o jornalista Hermano Henning, nascido em 12 de outubro de 1945, no município de Guararapes, no Estado de São Paulo.  

Hermano começou no rádio ainda adolescente. Trabalhou em várias emissoras, entre elas a Deutsche Welle, na Alemanha. Passou também pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela revista Veja, até chegar à televisão. Durante mais de 10 anos, exerceu o cargo de correspondente internacional da Rede Globo de Televisão, trabalhando em Londres, Bonn, Washington e Nova York. Chegou a atuar na antiga Rede Manchete. Entre os seus trabalhos mais importantes destacam-se o conflito entre Irã e Iraque, Guerra Civil de Angola, queda do Xá Reza Pahlevi, Guerra do Golfo, Guerra das Malvinas, Invasão Americana no Haiti, atentado de Oklahoma, e das mortes dos papas Paulo VI e João Paulo I, do Presidente Josip Broz Tito na Iugoslávia e do cantor e compositor Tom Jobim. Participou da Primeira Expedição Brasileira à Antártica.

Participou também da cobertura de várias Copas do Mundo, desde a que foi realizada em 1978, e cobriu as Olimpíadas de Moscou (1980), Los Angeles (1984), Barcelona (1992) e Atlanta (1996).

Em 1989 migrou para o SBT, mas em 1992 retornou como correspondente da Rede Globo em Nova Iorque). Em 1996 de volta ao SBT foi correspondente e apresentador do TJ Brasil. Em fevereiro de 2017 foi demitido sem nenhuma explicação do canal após 23 anos de trabalhos prestados. Em 2017 fez uma rápida passagem pela TV Câmara de Guarulhos como diretor de jornalismo, reestruturando o setor da emissora. Em maio de 2018, Hermano acerta com a RBTV e estreia no dia 16 de setembro apresentando o telejornal RB Notícias.

Paulo César Guimarães Massadas, carioca desde de 12 de outubro de 1950, mais conhecido como Paulo Massadas, é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Fez sucesso em uma parceria com Michael Sullivan.

Formado em marketing, começou a despertar para a música quando aos sete anos ouviu pela primeira vez Little Richard cantando "Tutti Frutti" numa loja de discos da qual o pai era sócio. A partir da década de 1960, motivado por movimentos como a Beatlemania, Jovem Guarda, Tropicália e os grandes Festivais de Música Popular Brasileira, Massadas começou a sua primeira banda em 1967. Entretanto, o batismo profissional aconteceu quando, em 1972, o maestro Lincoln Olivetti o convidou para cantar e tocar contrabaixo em seu conjunto de baile, juntamente com Serginho Herval (futuro integrante do Roupa Nova) na bateria.

Sua primeira canção a ser gravada foi "O Mago de Pornois". Era uma canção infantil interpretada pela cantora Vanusa e foi exibida no Fantástico (Rede Globo) em 1973. Nos anos seguintes, Paulo Massadas viria a dedicar-se à conclusão do seu bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho (RJ).

Em 1978 daria início à sua parceria com o cantor e compositor Michael Sullivan. No entanto, somente no final de 1983 a dupla Sullivan e Massadas alcançaria o seu primeiro grande "hit" com a gravação da canção "Me dê Motivo" por Tim Maia. Nesse mesmo ano, "Meu Ursinho Blau Blau", uma outra música de Paulo Massadas (em parceria com Sérgio Diamante), também alcançava o topo das paradas.

Em 1984, já trabalhando como produtor e compositor exclusivo da gravadora Sony BMG, Paulo Massadas pôde realizar um antigo sonho: compor músicas para crianças. A partir dessa ideia, foi criado o projeto Clube da Criança, com a participação de Patricia Marx e Luciano Nassyn (que mais tarde seriam a base do grupo Trem da Alegria).

Paulo afirmou que, durante a ditadura, canções que falavam de liberdade faziam sucesso, mas conforme o regime foi se abrindo nos anos 1980, as pessoas começaram e preferir temas mais leves, e a dupla apostou nesse caminho, em oposição à MPB e à Bossa Nova, que ele definiu como "maravilhosas, mas eram música da elite".

Em 1987, juntamente com Michael Sullivan, lançou o LP do grupo humorístico-infantil Os Trapalhões, com as músicas do filme Os Fantasmas Trapalhões e a música-tema da campanha Criança Esperança.

Atualmente Massadas possui mais de 700 canções gravadas em todo o mundo. Artistas internacionais como Julio Iglesias, Dionne Warwick, Ricky Martin, Billy Paul, Gregory Abbott, Juan Manuel Serrat, Jermaine Jackson, Ana Gabriel, Lupita D’ Alessio, Chayenne, Richard Clayderman e outros experimentaram versões, produções e/ou composições dele.

Sérgio Neiva Cavalcanti, carioca desde 12 de outubro de 1955, mais conhecido pelo nome artístico de Sérgio Mallandro, é um apresentador, ator, cantor e humorista brasileiro.

Sérgio Mallandro participou do programa Cidade Contra Cidade e Silvio Santos, vendo a veia humorística natural dele, convidou-o para fazer alguns testes no SBT. Mallandro passou a dividir a apresentação do programa de auditório O Povo na TV com Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha e Mara Maravilha. Entre 1981 e 1990, também foi jurado do programa de auditório Show de Calouros por quase uma década, o que lhe rendeu o Troféu Imprensa em cinco oportunidades.

Nessa época, Mallandro fez alguns filmes. Ele participou das sequências Menino do Rio (1981) e Garota Dourada (1984), além do filme O Trapalhão na Arca de Noé (1983), de Renato Aragão, filmado no período da separação do grupo Os Trapalhões. Mallandro ainda protagonizou o filme As Aventuras de Sérgio Mallandro (1985), que contou com as participações de Pedro de Lara, Mara Maravilha, Alexandre Frota e do grupo Absyntho. Ainda no SBT, apresentou o programa infantil Oradukapeta.

Malandro também passou pela Globo, CNT, TV Gazeta e Rede Manchete.

Aventurou-se na política, tendo se candidatado a vereador da cidade de São Paulo nas eleições de 2008 peloo PTB. Obteve 22 066 votos, o equivalente a 0,37% dos votos válidos e não conseguiu se eleger.

Márcio Henrique Barroso Araújo, nascido em Fortaleza no dia 12 de outubro de 1973 é um jogador de voleibol de praia brasileiro. 

Em parceria com Benjamin Insfran, Márcio Araújo ganhou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2003, no Rio de Janeiro. Formando dupla com Fábio Luiz Magalhães, ganhou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de 2005, em Berlim, e a de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Araújo também representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. 

Márcio recebeu vários prêmios individuais no Circuito Brasileiro: melhor defesa nas temporadas de 2000, 2002, 2003 e 2004; melhor jogador em 2005 e o melhor levantamento nas edições de 2008, 2009, 2010 e 2013-14. Também foi premiado no Circuito Mundial como o melhor levantador em 2006, 2007 e 2008, e como o melhor jogador defensivo em 2005.

Paulo Henrique de Chagas Lima, conhecido como Paulo Henrique Ganso ou simplesmente Ganso de Ananindeua, interior do Paraná, nascido em 12 de outubro de 1989, é um jogador de futebol que atua como meio-campista. Atualmente joga no Fluminense.

Ganso passou pelos clubes Tuna Luso e Paysandu na categoria juventude. Como profissional esteve nos clubes Santos, São Paulo Servilla e Fluminense.

Na seleção brasileira passou pela categoria sub-20 e 23. Foi medalha de Prata em Londres no ano 2021.

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931 na França, devido o pensamento dos franceses, de que os brasileiros não tinham experiência para construir a estátua. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro do Alto da Boa Vista.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina. O monumento também é um importante ponte de visitação, que recebe, em média, 2 milhões de turistas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825