Rádio Acesa FM VR: Nove de outubro: nascimento de Jonh Lennon, Taiguara, Nalva Aguiar, Luiza Helena, Marcelo Crivella e Mário Frias

sábado, 9 de outubro de 2021

Nove de outubro: nascimento de Jonh Lennon, Taiguara, Nalva Aguiar, Luiza Helena, Marcelo Crivella e Mário Frias

John Winston Ono Lennon, nascido em Liverpool, na Inglaterra, no dia 9 de outubro de 1940. foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que fundou os Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Sua parceria de composição com o colega de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música. Juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial durante a década de 1960.

Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi morto a tiros perto de seu apartamento em Nova York por um fã que depois seria identificado como Mark Chapman, repleto de motivações absurdas para cometer o crime.

Nascimento de Taiguara Chalar da Silva em Montevidéu, Uruguai, em 9 de outubro de 1945 foi um cantor, compositor e instrumentista radicado brasileiro.

Radicado no Brasil, estabeleceu seu nome na Música Popular Brasileira, junto a nomes como Chico Buarque e Toquinho, após participar, ser finalista e ganhar uma série de festivais nos anos 1960,

A primeira vez em que se apresentou em público foi em 1964, acompanhado por Vinícius de Moraes.

Mostrando aptidão para a música, decide largar o curso de Direito, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em seus primeiros anos de estudo, em 1965, para dedicar-se à carreira musical. Retorna, então, ao Rio de Janeiro para gravar seu primeiro álbum, Taiguara!, lançado pela Philips.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante o regime militar brasileiro, Taiguara foi o compositor brasileiro mais censurado na história da MPB.

Autor de sucessos como "Hoje" e "Viagem", Taiguara morreu na madrugada do dia 14 de fevereiro de 1996, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de uma metástase provocada por um câncer iniciado na bexiga, detectado há cinco anos. Estava com 50 anos.

Nascimento da cantora Nalva de Fátima Aguiar, a Nalva Aguiar, de Tupaciguara, Minas Gerais, desde o dia 9 de outubro de 1945.

Começou sua carreira em festas e numa emissora de rádio. Na década de 1970, chegou ao topo das paradas com Tá de mal comigo, seu grande sucesso. Vendeu milhares de discos e se apresentou por todo o Brasil e pelo exterior. Premiada, recebeu por três vezes seguidas o título de "Rainha dos Caminhoneiros". Além de participar dos principais programas de televisão da época, fez sucesso também no cinema. Participou do filme O Conto do Vigário (1976), no qual interpretou as canções Beijinho Doce, com as Irmãs Castro, e Amigos como antes.

Em 1984, Nalva dividiu um álbum com o cantor regionalista gaúcho Teixeirinha, tendo como tema os desafios, repentes e trovas comuns nas regiões do sul e do nordeste do Brasil.

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária que comanda as redes de lojas de varejo Magazzine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.

Nascida em Franca, interior de São Paulo no dia 9 de outubro de 1948.

Em 2020, Luiza possuía uma fortuna de US$ 4,9 bilhões, de acordo com estimativa da Forbes, sendo a mulher mais rica do Brasil. 

Em 2021 foi listada pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Formada em direito pela Faculdade de Direito em 1972, conseguiu transformar uma rede de lojas em uma rede suficientemente forte para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio.

Marcelo Bezerra Crivella, carioca desde o dia 9 de outubro de 1957 é um engenheiro, escritor religioso e político brasileiro, filiado ao Republicanos. Foi senador (2003 a 2017), ministro da Pesca e Aquicultura (2012 a 2014) e prefeito do Rio de Janeiro (2017 a 2020).

É bispo, atualmente licenciado, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), denominação neopentecostal fundada por seu tio, Edir Macedo.

Foi eleito senador pela primeira vez 2002, com cerca 3,2 milhões de votos. Em 2010, tornou-se o primeiro senador reeleito no estado do Rio de Janeiro em 24 anos. Exerceu seu mandato até sua posse como prefeito da capital fluminense, cargo para o qual foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2016, em disputa com Marcelo Freixo (PSOL). Candidatou-se à reeleição, sendo derrotado por Eduardo Paes (DEM) no segundo turno da eleição municipal de 2020.

Mário Luís Frias, ex-ator global, cantor e apresentador de televisão que nasceu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1971.

Em junho de 2020, assumiu a Secretaria Especial da Cultura, no governo de Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825