Rádio Acesa FM VR: Oito de outubro: nascimento de Adolpho Bloch, Olívio Fortes, Royce do Cavaco, André Matos, Karina Bacchi, Bruno Mars e Ana Carolina Dias

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Oito de outubro: nascimento de Adolpho Bloch, Olívio Fortes, Royce do Cavaco, André Matos, Karina Bacchi, Bruno Mars e Ana Carolina Dias

Adolpho Bloch, um dos mais importantes empresários da imprensa e televisão brasileira. Fundador do grupo de mídia que levava seu sobrenome, foi o criador da revista semanal Manchete, em 1952, e fundou, em 1983, a Rede Manchete, hoje extinta.

Adolpho é nascido em Jitomir, Império Russo, em 8 de outubro de 1908. 

O fato da família Bloch ser de origem judaica fez com que se envolvessem em muitos problemas em 1917, na época da Revolução Russa. Um desses problemas era a fome, e sendo assim, junto com dezessete parentes, Adolpho Bloch deixou sua localidade natal, Jitomir, para morar em Kiev. Em 1921, deixou a Ucrânia definitivamente, chegando a morar 9 meses em Nápoles, na Itália. Somente em 1922, os Bloch chegaram ao Rio de Janeiro.

Durante a década de 1940, Adolpho trabalhou na editora Rio Gráfica, de Roberto Marinho.

No início de novembro de 1995, Adolpho Bloch foi internado no hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para tratar dois problemas: embolia pulmonar e disfunção da prótese da válvula mitral do coração. Na madrugada do dia 18 para o dia 19, seu quadro agravou-se, e ele precisou ser operado, mas não resistiu. "Seu Adolpho" faleceu no dia 19 de novembro de 1995 aos 87 anos, sem ter tido filhos. Deixava apenas a esposa, Anna Bentes, com quem vivia desde 1980, tendo o seu casamento oficializado apenas em 1992. Com isso, as empresas de seu grupo passaram para o controle do sobrinho de Bloch, Pedro Jack Kapeller (conhecido como Jaquito), que ficou no comando destas até o ano 2000, quando o Conglomerado Bloch foi à falência.

Data de nascimento de Olívio Henrique da Silva Fortes, mais conhecido como Lilico, humorista, carioca desde de 8 de outubro de 1937.

Vendedor de balas nos bastidores dos programas da Rádio Nacional, foi calouro do programa Trem da Alegria, o primeiro programa do qual participou como humorista.

Começou a carreira televisiva em 1968, no humorístico Balança Mas Não Cai. Na Rede Globo, participou do programa "Oh, Que Delícia de Show", apresentado por Célia Biar. Depois, o programa passa a se chamar "Alô Brasil, Aquele Abraço", usando seu bordão. Lilico continuou na atração até ser convidado pela produção do programa A Praça da Alegria, criando seu personagem "O Homem do Bumbo", na qual chamava as pessoas tocando um bumbo, o personagem usava como bordão um refrão: "Tempo bom, não volta mais. Saudade... de outros tempos iguais!", mudando-se em seguida para o SBT, trabalhando no humorístico A Praça é Nossa até 1998, quando faleceu vitimado por problemas respiratórios.

Trajetória como cantor

Além de trabalhar como humorista, Lilico foi também cantor e compositor, lançando seu primeiro sucesso em 1970: "Tempo bom", em parceria com o também ator Grande Otelo. Gravou, no total, 5 álbuns.

O artista morreu no dia 23 de setembro de 1998, em Cabo Frio.

Royce do Cavaco, é cavaquinista, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo. Ocupa o posto de intérprete oficial da Rosas de Ouro, escola para onde retornou após 22 anos. Porém já teve passagens pela Águia de Ouro, X-9 Paulistana, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior. Ele nasceu em São Paulo no dia 8 de outubro de 1961.

 

 

 

André de Mello Tavares de Mattos, nascido no Rio de Janeiro em 8 de outubro de 1961 é um ator, roteirista, diretor e produtor cinematográfico brasileiro. André é mais conhecido por ter interpretado personagens como "Dom João VI" da minissérie O Quinto dos Infernos, "Pachola" na novela Caminhos do Coração e Os Mutantes, além de "Jorge Luis Ochoa" no seriado da Netflix Narcos. Ele também é lembrado pelo personagem "Seu Fininho", que interpretou muitas vezes na Escolinha do Professor Raimundo, com Chico Anísio. Em 1996, atuou como o bandido "Maguila", no filme Como Nascem os Anjos, que lhe rendeu diversos prêmios na época.

 

 

Karina Bacchi, atriz, apresentadora e ex-modelo, paulista de São Manuel, nascida em 8 de outubro de 1976. 

Após iniciar a carreira como modelo em 1994, estreou na televisão em 2000 na telenovela Vidas Cruzadas. No sequência estrelou Pícara Sonhadora, O Quinto dos Infernos e Agora É que São Elas, esta última que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz pelo Prêmio Contigo! de TV. 

Em 2004 ganhou destaque ao interpretar a personagem Tina, em Da Cor do Pecado. Contratada pela Rede Record esteve no elenco das produções Cidadão Brasileiro, Caminhos do Coração e o seriado Louca Família, seu último trabalho como atriz.

Peter Gene Hernandez, mais conhecido como Bruno Mars, nascido em Honolulu, capital do Havaí, em 8 de outubro de 1985), é um cantor, compositor, produtor musical, dançarino e multi-instrumentista americano, nascido e criado no Havaí.

Vindo de uma família com uma grande tradição musical, Mars começou a cantar e a se apresentar como um artista amador durante a infância. Depois de se formar no Ensino Médio, decidiu mudar-se para Los Angeles, na Califórnia, com o objetivo de investir cada vez mais em sua carreira musical, onde montou sua banda.


Ana Carolina Dias Ferreira, nascida no Rio de Janeiro em 8 de outubro de 1987 é uma atriz e apresentadora brasileira.

Ana estreou na televisão em 1997 na telenovela infantil Caça Talentos, da Globo. Em 2001, foi confirmada no elenco de Bambuluá como a personagem Tatá; posteriormente, interpretou Juju em Malhação. Aos 15 anos, começou a comandar a TV Globinho, onde ficou três anos, junto com outras apresentadoras.

Ainda em 2003, fez uma participação especial no programa Turma do Didi; em 2004, no Sítio do Picapau Amarelo. Nos anos de 2006 e 2007, já fora da TV Globinho, ela fez a personagem Maria em Páginas da Vida. Em 2009 e 2010, interpretou Carú em Viver a Vida. Em 2010 participa do seriado S.O.S. Emergência.

No mesmo ano foi para a Rede Record, onde participou do reality show A Fazenda, do qual foi eliminada em 14 de dezembro. Ana Carolina trabalhou na novela Fina Estampa, em que interpretou Deborah, personagem que fez sucesso. Em 2014, trabalha no teatro, integrando o elenco da peça Ex-My Loves, de Brunno Pires, na qual interpreta a protagonista Fabi. No mesmo ano, interpretou a vilã Carmem Godinho na telenovela Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825