Rádio Acesa FM VR: Primeiro de outubro: inauguração TV Escelsior-RJ, nascimento de Jairynho, Waleska, Ketley e Bruno Martini

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Primeiro de outubro: inauguração TV Escelsior-RJ, nascimento de Jairynho, Waleska, Ketley e Bruno Martini

Foi inaugurada, em 1º de outubro de 1963, no Rio de Janeiro, a TV Excelsior, uma filial da rede de televisão aberta brasileira sediada na cidade de São Paulo, sendo elas, matriz e filial. Pertencia ao Grupo Simonsen de Mário Wallace Simonsen, que também era sócio da extinta companhia aérea Panair do Brasil. 

A TV foi inaugurada no dia 9 de julho de 1960 na capital paulista. Devido a vários problemas financeiros e relações conturbadas com o governo militar, a rede foi extinta em 30 de setembro de 1970.

Após a eleição presidencial de 1950, Getúlio Vargas iniciou um processo de quebra de hegemonia dos principais meios de comunicações do Brasil. Um dos seus beneficiados foi o radialista Vitor Costa, que, depois de uma carreira vitoriosa na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, adquiriu a Rádio Mayrink Veiga, embrião do que futuramente viria a ser as Organizações Victor Costa. No final da década de 1950, o grupo detinha as concessões das rádios Excelsior e Nacional e da TV Paulista em São Paulo, e havia sido autorizado pelo governo de Juscelino Kubitschek a explorar um segundo canal de televisão na cidade, a futura TV Excelsior.

Jayro Trench Gonçalves, mais conhecido como Jairynho, cantor, compositor, produtor musical, multi-instrumentista e arranjador brasileiro, foi vocalista do Grupo Elo. Nascido em São Paulo no 1º de outubro de 1952.

Jayrinho iniciou sua carreira musical durante os anos 70, quando se converteu ao protestantismo, e criou músicas em ritmo de jazz e MPB com temáticas cristãs. Junto a Paulo Cezar, fundador do Grupo Logos, gravou seu primeiro disco em 1976, chamado Calmo, Sereno, Tranquilo. A partir da obra ambos, juntamente com outros músicos, fundaram o Grupo Elo, que obteve notoriedade em todo o país.

Jayro chegou a gravar um disco solo em 1980, de título Um Dia. Estava à pleno vapor, quando em 14 de abril de 1981 veio a falecer em um desastre de automóvel na estrada vicinal que dá acesso à Estância Palavra da Vida, em Atibaia. Morreu jovem. Ele, sua esposa Helia e seu filho mais novo, ainda bebê, André. Dr. Jairo e sua esposa criam até hoje os outros dois filhos de Jayrinho. O mais velho também chama-se Jayro, e uma menina chamada Melissa. 

Algumas gravações do intérprete foram lançadas postumamente de 2008 a 2014, pela editora Elo.

Walewska Moreira de Oliveira, jogadora brasileira de voleibol. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais no 1º de outubro de 1979. 

Desempenha a função de meio-de-rede. Na Seleção Brasileira atuou durante dez anos. Em 2008 foi premiada como a melhor bloqueadora do mundo no Grand Prix. Sagrou-se campeã olímpica em 2008. Logo após conquistar o ouro olímpico, Walewska anunciou o seu desligamento da Seleção Brasileira, passando atuar somente em clubes. 

Em 2013 retornou a Seleção para a disputa da Copa dos Campeões, onde conquistou o título.

Fernanda Vogel Mesquita, nascida no Rio de Janeiro em 1 de outubro de 1980. A modelo faleceu afogada, após a queda do helicóptero do empresário João Paulo Diniz, seu namorado na época, na praia de Maresias, São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em 2001.

 A morte da modelo foi listada pela Rede Meio Norte como um dos "dez casos misteriosos no Brasil, que vão te deixar arrepiado".

Fernanda começou a trabalhar como modelo aos oito anos. Foi morar em Itaboraí, onde aos 15 anos, após fazer um book com uma fotógrafa do lugar, assinou contrato com a agência Ford Models e em seguida com a agência Mega. Ficou conhecida pelo seu papel no comercial do chocolate Prestígio da Nestlé.

Ketleyn Lima Quadros, judoca brasileira que compete na seleção brasileira de judô na categoria leve (até 57 kg). Nasceu em Ceilândia, Distrito Federal no 1º de outubro de 1987.

Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tendo sido a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíadas. Ganhou também a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín, competição na qual foi porta-bandeira brasileira.


Bruno Dalla Martha Martini, conhecido apenas como Bruno Martini é um músico, cantor, compositor, produtor, ator e DJ brasileiro. Filho de Gino Martini, integrante da banda musical Double You. Ele nasceu em São Paulo no dia 1º de outubro de 1992, quando criança acompanhava seu pai nas produções de suas músicas e nos shows. Em 2005, depois de ganhar seu primeiro computador, começou a compor e produzir suas músicas. Anos mais tarde, chegou a integrar uma banda de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825