Rádio Acesa FM VR: Quatro de outubro: nascimento de Romeu Tuma, Hilton Acciole, Antonio Palocci, Verônica Sabino, Jon Secada, Gottsha, Patrícia Abravanel e Gerson

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Quatro de outubro: nascimento de Romeu Tuma, Hilton Acciole, Antonio Palocci, Verônica Sabino, Jon Secada, Gottsha, Patrícia Abravanel e Gerson

Nascimento do delegado de polícia e político Romeu Tuma em São Paulo, no dia 4 de outubro de 1931. Ele foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Descendente de sírios, Romeu Tuma foi investigador e depois, delegado concursado da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela PUC-SP.

Foi diretor geral do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) paulista de 1977 a 1982. De acordo com o livro Habeas Corpus, lançado em janeiro de 2011 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Tuma romeu participou ativamente na ocultação de cadáveres de militantes políticos assassinados sob tortura e no falseamento de informações que poderiam levar à localização dos corpos dos desaparecidos políticos. Apesar disso, segundo reportagem de Antônio Carlos Prado e Juliana Dal Piva à IstoÉ: " 'Muito embora ele [Tuma] soubesse de um sistema de tortura, ao que se saiba nunca se envolveu com essa prática', diz o ex-ministro da Justiça e advogado penal José Carlos Dias. Ele [o advogado] e Tuma sempre mantiveram uma relação de respeito mútuo, em campos diametralmente opostos: o delegado prendia opositores políticos, o advogado os defendia."

Faleceu em 26 de outubro de 2010, aos 79 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês, na região Central de São Paulo, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. O corpo de Romeu Tuma foi sepultado em 27 de outubro de 2010, no Cemitério São Paulo.

Hilton Accioli, geógrafo, cantor e compositor brasileiro de música popular e mais conhecido por criar o jingle da campanha de "Lula Lula lá" em 1989. A música fez parte da peça publicitária de Lula com um coro com diversos artistas como Malu Mader, José Mayer, Chico Buarque, Marieta Severo, Gal Costa, Djavan, Beth Carvalho, Reginaldo Faria, dentre muitos outros.

Nascido em 4 de outubro de 1939, no município de Nísia Floresta, no Estado do Rio Grande do Norte. Accioli se mudou para São Paulo em 1956, quando tinha dezessete anos de idade, onde se formou-se em Geografia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e iniciou a carreira artística como integrante do Trio Marayá. Com este, ficou em primeiro lugar no Terceiro Festival Universitário da Música Popular Brasileira, com a música "Pra quê lagoa, se eu não tenho canoa".

Em 1968, compôs com Geraldo Vandré as canções "Ventania", "O Plantador", "João e Maria" e "Guerrilheira", todas gravadas por Vandré no álbum Canto geral. Nesse mesmo ano, fez acompanhamento instrumental para Vandré nas músicas "Companheira" e "Terra plana", gravadas no álbum Momento universitário volume II. Em 1979, fez os arranjos e regências para o álbum Eterno como areia, de Diana Pequeno.

Antonio Palocci Filho, nascido em Ribeirão Preto, no dia 4 de outubro de 1960 é um médico e político brasileiro, ex-membro do Partido dos Trabalhadores (PT). Ocupou o cargo de ministro da Fazenda no Governo Lula até 27 de março de 2006, quando renunciou e foi substituído pelo então presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega. Exerceu, desde 1º de janeiro até 7 de junho de 2011, o cargo de Ministro-chefe da Casa Civil do Brasil, escolhido pela Presidente Dilma Rousseff, quando pediu demissão por denúncias de improbidade administrativa, tendo sido, mais tarde, condenado.

Tornou-se réu em novembro de 2016, após o juiz federal Sergio Moro aceitar a denúncia do Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato, sendo condenado em junho de 2017 a 12 anos de prisão. Desfiliou-se do PT, em setembro de 2017, partido que ajudou a fundar, após negociar um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal, o qual indicava como beneficiários de propinas pagas o ex- presidente Luis Inácio Lula da Silva e Paulo Okamotto, então presidente do Instituto Lula, fruto de propina pago pelo o Consórcio Norte Energia responsável pela construção da Usina de Belo Monte, acordo este que não foi adiante. Em 2018, voltou a negociar acordo de colaboração, desta vez com Polícia Federal, da qual foi homologada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em junho de 2018.

Verônica Estill Sabino, carioca nascida no dia
4 de outubro de 1960 é uma cantora e compositora brasileira. É filha de Fernando Sabino, escritor e jornalista brasileiro, mineiro radicado no Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo vocal Céu da Boca, onde gravou os discos "Céu da boca" (1981) e "Baratotal" (1982) e realizou shows por todo o Brasil.

Gravou o seu primeiro disco “Metamorphose”, com composições de João Bosco, Tom Jobim, Ivan Lins, entre outros.

O primeiro sucesso em 1986 com a canção "Demais" (versão feita por Zé Rodrix e Miguel Paiva de "Yes It Is" de Lennon/McCartney), um dos maiores sucessos daquele ano, trilha sonora da novela Selva de Pedra (TV Globo). Mais tarde, voltou às paradas de sucesso com a canção "Todo Sentimento" (de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, gravada em 1988 para a novela Vale Tudo), assim como com o dueto com Emílio Santiago na canção "Tudo o Que Se Quer" (Versão de Nelson Motta para "All I Ask Of You", gravada em 1989 para a novela Tieta).

Jon Secada, de nome Juan Francisco Secada Martinez; nascido em Havana, Cuba em 4 de outubro de 1961 é um cantor e compositor afro-cubano. Quando tinha nove anos, no ano de 1971, sua família pediu para deixar Cuba legalmente rumo a Miami. Lá abriram uma cafeteria. Foi na época do ginásio que seu talento para música começou a aparecer. Jon foi levado para a Universidade de Miami, onde começou a fazer os vocais para as apresentações de jazz. Nessa época, Emilio Estefan, que já conhecia o trabalho de Jon, o convidou para ser backing vocal para Gloria Estefan.

Em 1992 conseguiu lançar-se em carreira solo e gravar o primeiro álbum, “Jon Secada”. Ele se tornou um dos maiores artistas contemporâneos da década de 90, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo mundo.

Gottsha, a carioca Sandra Maria Braga Gottlieb, nascida em 4 de outubro de 1969, é uma cantora do estilo eurodance, dubladora e atriz brasileira.

Gottsha teve seu primeiro sucesso tocado nas rádios em 1994. No One to Answer, que deu nome ao seu primeiro Álbum, lançado pela gravadora Spottligth Record, foi distribuído e bem aceito em cerca de 50 países. Foi a primeira cantora brasileira a gravar somente em Inglês músicas inéditas compostas por brasileiros e tendo seu primeiro álbum totalmente gravado no Brasil. Break Out, seu segundo grande hit foi utilizado em quase todas as academias de ginástica do País, pelos som e ritmo contagiantes. Logo depois vieram Mr. Jam, Any Second e Lulu Joppert . Desde então, gravou muitas outras canções. Seu videoclipe No one to Answer, lançado na MTV, concorreu ao prêmio de melhor do ano, ficando entre os dez primeiros.

Patrícia Abravanel Faria, a paulistana, nascida em 4 de outubro de 1977, é uma apresentadora de televisão e empresária brasileira. Ela é filha do apresentador e empresário Silvio Santos, e da novelista e empresária Íris Abravanel.

Tornou-se mais conhecida por apresentar os programas Cante se Puder (2012) e Máquina da Fama (2013), transmitidos pelo SBT.




 

Gerson Fraga Vieira, conhecido como Gerson, nascido em Porto Alegre no dia 4 de outubro de 1992, é um jogador de futebol que atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo Simba SC, da Tanzânia.

O jogador ficou famoso por ser titular e capitão da Seleção Brasileira de Futebol nas categorias de base sub17 e sub-18. Sua liderança entre os jovens lhe rendeu o apelido de Presidente na Seleção nacional.


 

Dia da morte de Hugo Carvana de Hollanda, nascido em 4 de junho de 1937, no Rio de Janeiro, foi um ator e diretor de cinema e televisão brasileiro.

O ator tornou-se conhecido do grande público interpretando personagens notáveis na televisão, como o jornalista Valdomiro Pena, do seriado Plantão de Polícia, e o empresário Lineu Vasconcelos, da novela Celebridade, embora não escondesse sua paixão pelo cinema.

Hugo faleceu, aos 77 anos, em decorrente de um câncer de pulmão descoberto em 1996. Seu corpo foi cremado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825