Rádio Acesa FM VR: Homem é flagrado transportando caranguejos na Rio x Santos

sábado, 6 de novembro de 2021

Homem é flagrado transportando caranguejos na Rio x Santos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Neste sábado, dia 06 de novembro, policiais da Delegacia da PRF de Angra dos Reis, juntamente com o Grupamento de Proteção Ambiental da Prefeitura de Mangaratiba, realizaram a prisão de um condutor que transportava mais de 500 caranguejos da espécie Caranguejo-Uçá, que atualmente encontra-se em fase de defeso para preservação da espécie, onde é proibida a sua coleta e transporte.

O veículo foi abordado nas proximidades do trevo de Mangaratiba, km 433 da Rio Santos. Durante a averiguação dos documentos, foi identificado no banco traseiro, diversos sacos plásticos que aparentavam movimento. Perguntado sobre os objetos, o condutor respondeu que havia recebido a quantia de R$ 250,00 para transportar os animais de Mangaratiba até Niterói.

Diante do fato, foi solicitado que o condutor desembarcasse e abrisse os sacos para verificação. Nesse momento foi constatado que havia 11 sacos grandes somando aproximadamente 250kg de caranguejo em péssimas condições de armazenagem, inclusive na mala do carro.

Como o condutor não portava nenhum tipo de documentação que o amparasse para o transporte, foi feito contato com a Prefeitura de Mangaratiba, que compareceu com o Grupamento da Proteção Ambiental e identificou a espécie como a popularmente conhecida por caranguejo, caranguejo-uçá, caranguejo-do-mangue, caranguejo-verdadeiro ou catanhão.

Foi feita a pesquisa e confirmado pela portaria nº 52/2003 do IBAMA, que a espécie tem controle de captura anualmente de Outubro a Dezembro.

Diante das circunstâncias, o condutor e o material foram encaminhados para a 165ªDP em Mangaratiba para o devido registro, e os animais foram devolvidos a natureza logo em seguida.

Pelo ação, o condutor foi preso em flagrante e responderá por crime ambiental previsto no artigo 34 da lei 9605/98, com pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825