Rádio Acesa FM VR: Combate a furto de energia resulta em maior arrecadação no 4º trimestre de 2021

sexta-feira, 25 de março de 2022

Combate a furto de energia resulta em maior arrecadação no 4º trimestre de 2021

No quarto trimestre de 2021 (4T21), a concessionária de energia Light registrou indicadores de qualidade operacional, melhorou a arrecadação e diminuiu as perdas. No período, os investimentos totalizaram R$ 419,0 milhões – um crescimento de 70%, em comparação ao mesmo período de 2020 –, com destaque para os aportes destinados à manutenção da rede subterrânea, ao aumento da capacidade dos ativos de transmissão e à intensificação das atividades de blindagem e de normalização de clientes. Em todo o ano de 2021, a Light investiu mais de R$ 460 milhões no combate às perdas e em processos para a melhoria da arrecadação, um aumento de cerca de 40% em relação a 2020.

“No ano de 2021 demos início à construção dos pilares de uma nova Light. Implementamos um novo modelo de gestão, iniciando uma transformação profunda em toda a Companhia. Hoje, temos reunido um time altamente capacitado, com profunda experiência em processos de turnaround, motivado por desafios e que vem trabalhando com todo afinco nesse processo de mudança, que aborda não só aspectos operacionais, mas, também, de cultura organizacional”, afirma Nonato Castro, diretor presidente da Light.

Desempenho Operacional

Com o seu melhor desempenho dos últimos 20 anos, a Light figura como a 3ª melhor distribuidora do país em termos de FECi* e a 4ª melhor no DECi**, de acordo com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considerando as distribuidoras com mais de um milhão de clientes.

* Frequência Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (FECi)
** Duração Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (DECi) 

Em dezembro/21, O DECi, que indica a média de horas que unidades consumidoras ficaram sem energia, foi de 6,34 horas, uma redução de 4,8% (-0,32h) se comparado a setembro/21. Já o FECi, que aponta quantas vezes, em média, unidades consumidoras tiveram interrupção de fornecimento, foi de 3,44x, no 4T21, ou 9,0% menor (-0,34x) se comparado a setembro/21. 

O desempenho é fruto, principalmente, do plano de investimentos plurianual da empresa e das melhorias operacionais contínuas, como a centralização dos centros de operação e o direcionamento mais assertivo das ações de manutenção.

A estratégia de blindagem da rede segue em crescimento, com um aumento de 5,8 mil normalizações no 4T21 (59% a mais do que no 3T21), o que representa maior eficiência nas ações de combates às perdas. Com iniciativas como esta, a Light seguiu diminuindo as perdas de energia e houve queda de 209 GWh nas perdas totais (12 meses), que encerraram o trimestre em 26,63%, uma ligeira redução em relação ao 3T21. O índice de perda não-técnica/Mercado de Baixa Tensão (12 meses), ficou em 54,54%, no trimestre.

Mesmo com toda a complexidade e os desafios da área de concessão, o objetivo da atual gestão é estruturar soluções duradouras e definitivas no que diz respeito às perdas.

Revisão Tarifária

A Aneel aprovou, em 15 de março de 2022, a 5ª Revisão Tarifária Periódica da Light. Com o processo, os consumidores dos 31 municípios da área de concessão da companhia de energia tiveram, a partir desta data, um efeito médio percebido de 14,68%. Pelo cálculo da Aneel, os clientes de baixa tensão (residencial e comercial) terão correção média de 15,53% e alta tensão (indústrias) de 12,89%.

“Esta revisão é essencial para seguirmos modernizando o sistema elétrico e oferecendo um serviço cada vez melhor os clientes. A Revisão trouxe um resultado positivo para o EBITDA e para o caixa da Distribuidora de, aproximadamente, R$ 770 milhões por ano, sendo R$ 542 milhões só em 2022.”, destaca Nonato Castro. 

O bom resultado da Revisão Tarifária garante a segurança necessária para a Light dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, avançando na implementação do modelo de gestão com foco na busca por um resultado sustentável no segmento de distribuição que permita o equilíbrio na consolidação do negócio.

Desempenho Financeiro 


O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da Light no 4T21 alcançou R$ 690,2 milhões, 46,8% abaixo do mesmo período no ano anterior (R$1.297 milhões).

O lucro líquido da Companhia foi de R$72,5 milhões no 4T21. Já a dívida líquida consolidada no final do 4T21 era de R$7.352,9 milhões, 3,6% acima da posição registrada no 3T21, de R$7.097,6 milhões.

A arrecadação total (12 meses) em dezembro/21 chegou à 96,4%, 0,2 p.p. acima de setembro/21 (96,2%) e 1,4 p.p. maior em relação a dezembro/20 (95,0%). O resultado se deve ao êxito nas medidas de arrecadação, sobretudo nos segmentos Varejo e Poder Público, com a intensificação de ações de cobrança, como negativações e contato proativo com clientes pela URA cognitiva, SMS e Whatsapp, a ampliação de meios de pagamento via cartão de crédito, PIX, PicPay e AME e melhor desempenho nas negociações com o Poder Público no período.

O indicador PECLD (Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa) sobre Receita Operacional Bruta (12 meses) encerrado em dezembro/21 foi de 3,3%, 0,2 p.p. menor em relação a setembro/21. 

O mercado faturado da Companhia no 4T21 foi de 6.131 GWh, 523 GWh inferior ao 4T20 (-7,9%). Esse desempenho foi resultado do efeito combinado da lenta recuperação da economia na área de concessão ao longo do ano, com destaque para a classe Comercial, e das temperaturas médias historicamente baixas verificadas.

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