Rádio Acesa FM VR: Verbas para alimentação escolar são reajustadas

quinta-feira, 31 de março de 2022

Verbas para alimentação escolar são reajustadas

A verba para alimentação das escolas do Estado do Rio de Janeiro será reajustada a partir de maio. O anúncio foi feito pelo subsecretário da pasta, Leonardo Moraes, à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (31/03). A última atualização foi feita em fevereiro de 2021, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Moraes informou ainda que a Seeduc publicará, nos próximos dias, resolução que permita aos diretores escolares fazerem compras com valor acima do disposto na tabela referencial para alimentos. Isso porque a tabela oficial registra preços abaixo dos praticados pelo mercado. Um exemplo apresentado foi o da cenoura, que cotada a R$ 5,38; mas vendida no Central Estadual de Abastecimento (Ceasa/RJ) ao preço médio de R$ 8,32.

O coordenador da Infância e Juventude da Defensoria Pública, Rodrigo Azambuja, reforçou a necessidade de mudança no índice de ajuste inflacionário. “O reajuste é feito pelo IPCA, mas precisamos considerar outros índices. Existe o IGPM e o INPC, do qual há estudos que apontam como sendo o que melhor refletiria a inflação nos alimentos. Além disso, são índices nacionais, que podem não refletir a realidade do estado do Rio de Janeiro”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825