/>
Barra Mansa vacina quase 5 mil pessoas no Dia D contra influenza e sarampo

Barra Mansa vacina quase 5 mil pessoas no Dia D contra influenza e sarampo

Imunizante contra gripe protege sobre o tipo B da doença, que causou surto no final do ano passado

 www.radioacesafm.blogspot.comTodos os postos de Barra Mansa estiveram abertos neste sábado (30) pelo Dia D de vacinação contra Influenza e sarampo. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, 3.715 pessoas foram imunizadas apenas neste dia de campanha – 3.066 contra a gripe e 649 com a triviral. O público-alvo foi idosos acima de 60 anos de idade e profissionais da Saúde com 18 anos ou mais. 

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do grupo prioritário. Além disso, muitas pessoas aproveitaram para atualizar o esquema vacinal de rotina e contra a Covid-19. Com isso, o número de atendimentos foi de 5 mil, aproximadamente.

A vacina triviral foi destinada apenas aos profissionais da Saúde, de forma seletiva, visando proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, além da atualização do cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, Barra Mansa possui, em média, 35 mil pessoas com mais de 60 anos e 5 mil profissionais da Saúde. O número total de doses contra Influenza aplicadas na cidade desde o início da campanha, no dia 04/04, é 13.180 (32% do total); o que é considerado baixo, já que as doses estão disponíveis há quase um mês e a meta é atingir 90%. Até este sábado, o total de aplicações da vacina triviral foi de 1.177.

"Quanto antes tomar a vacina contra Influenza, melhor. Ela protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B – que causou surto no final de 2021. Esta vacinação de 2022 tem a cepa contra o tipo B e protege de forma direta contra o vírus. Então, é importante que as pessoas que tomaram ano passado, procurem pela vacinação novamente para se protegerem e evitar novos surtos” alertou Marlene.

Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, os surtos acontecem justamente porque existem grupos de pessoas que não se imunizaram. “A única forma de evitar que isso aconteça é com a vacina, evitando as internações e até a mortalidade por complicação de H1N1, H3N2 e Influenza. A gente sabe que a vacina protege contra as formas mais graves da gripe, então, o momento de tomar é agora, antes do inverno rigoroso”, ressaltou.


A campanha nacional contra Influenza geralmente tem início no Brasil em maio, mas este ano ela começou em abril justamente por conta do surto registrado entre o final do ano passado e início de 2022.

Corrente do Bem

Quem aproveitou as unidades abertas no fim de semana para se imunizar foi a vice-prefeita Fátima Lima, que tem 67 anos de idade. Segundo ela, a palavra que deve motivar a todos a procurarem pelo imunizante é conscientização.

“O maior exemplo que tivemos diante desses casos de surto, epidemia, foi com a pandemia de Covid-19. Se hoje o isolamento social foi flexibilizado e podemos conviver novamente sem máscaras, é graças ao avanço da vacinação. Os casos de sarampo têm aumentado no país e fico preocupada. Temos que ter a consciência de que precisamos da vacina para estarmos protegidos e também protegendo o próximo. Essa é a verdadeira corrente do bem”, destacou a vice-prefeita, parabenizando as equipes da Secretaria de Saúde, que estão capacitadas e com estrutura adequada para receber a população.
Quem também passou pela UBS Ano Bom pela manhã foi Almir Ramos Filho, de 62 anos. “Este horário no sábado foi excelente, pois durante a semana o funcionamento enquadrado em um horário administrativo impossibilita quem trabalha. Aproveitei e vim me vacinar neste sábado”, revelou Almir.

Crianças, gestantes e puérperas também serão vacinadas a partir de segunda-feira

Lembrando que a vacinação contra a gripe terá público ampliado na segunda-feira, 02 de maio, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas; além dos maiores de 60 anos e profissionais da Saúde a partir dos 18 anos.

As crianças que estão na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022. Já para as que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Os grupos estão sendo separados para evitar as aglomerações e pelo fato das vacinas chegarem fracionadas ao município.

As unidades de saúde de Barra Mansa funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A UBS Ano Bom tem horário estendido até às 20h.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu