Dados coletados a partir da estação compacta de monitoramento do ar foram analisados em parceria com a UFRJ
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa divulgou nesta segunda-feira, 18, os resultados do estudo realizado sobre a qualidade do ar no município. Os dados comprovam que, quantitativamente, as máximas concentrações apresentaram valores muito abaixo dos padrões estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente 491/18.
O estudo, que integra o Programa MonitorAR, foi realizado entre janeiro e maio deste ano, a partir da cessão temporária, por uma empresa privada, de uma estação de monitoramento compacta para a análise de partículas sólidas e gases. O aparelho foi instalado no Parque da Cidade, no Centro.
De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, os dados coletados foram analisados pelo órgão, em parceria com a UFRJ. Um relatório do monitoramento foi emitido pelo Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O documento demonstra que a qualidade do ar está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conama”.
Futuramente, o intuito da Secretaria é criar uma rede de monitoramento de controle de qualidade do ar, inclusive com parceria institucional com as empresas, aumentando a área de cobertura do estudo.
0 Comentários