Aprova Digital já gerou e enviou 150 certidões do IPPU. Em média, tempo de atendimento reduziu de uma semana para até dois dias úteis
O Aprova Digital – sistema para aprovação de documentos e processos de forma online – criado e implantado em 7 de junho, já gerou e enviou 150 certidões em Volta Redonda. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município, o IPPU-VR. O programa foi implementado para agilizar o processo de controle urbano de Volta Redonda, sendo utilizado para aprovar de forma remota os principais documentos e processos, como certidões, projetos de construção, parcelamento do solo e fiscalização de obras no município.
A implantação do novo sistema está sendo feita em três etapas. A primeira é o serviço de aprovação de certidões, como: Mudança de Logradouro; Tabelamento; Mudança de Município; Características e Confrontações; Condomínio.
Em uma segunda etapa, serão inseridos no sistema serviços relacionados a projetos de construção e aprovação de projetos online, incluindo finalização da Certidão de Uso de solo (zoneamento) e para instalação de água; Licença para Obras diversas; aprovação de obras públicas; aprovação de novas construções e acréscimo. A última fase da implantação vai envolver documentos sobre regularização de construções; habite-se; parcelamento do solo; e fiscalização.
Para utilizar o sistema basta acessar: https://voltaredonda.prefeituras.net e fazer o cadastro gratuito na plataforma. O cidadão ou seu responsável técnico tem acesso, com usuário e senha, para solicitar e acompanhar todo andamento de seu requerimento. Todos os projetos através de processos físicos serão requeridos e acompanhados de forma online, e para cada movimentação e análise, o usuário receberá um aviso.
Acervo digital – Além das certidões e outros documentos que estão migrando para o meio digital, o IPPU também vem digitalizando todo o seu acervo técnico. Desde o dia 18 de abril deste ano até o último dia 12 deste mês, já foram recuperados e digitalizados mais de 3,5 mil plantas de imóveis de um total aproximado de 12 mil, entre projetos de loteamentos, desmembramentos e remembramentos ocorridos no município desde a década de 70 até os dias atuais.
0 Comentários