Imunização disponível nos postos pode evitar 70% dos casos de câncer do colo do útero
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comemorou o Dia do Adolescente, 21 de setembro, reforçando a recomendação para que meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos recebam as duas doses da vacina contra o HPV.
Inserido no calendário vacinal em 2014, o imunizante é a melhor forma de prevenir contra doenças causadas pelo papiloma vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero e genitais.
A vacina contra o HPV ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponível nos postos de saúde, protege contra quatro tipos do vírus: o HPV-16 e o HPV-18, ambos de alto risco; e o HPV-6 e o HPV-11, de baixo risco. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o HPV-16 e o HPV-18 são responsáveis por causar pelo menos 70% dos casos de câncer de colo do útero.
No estado do Rio de Janeiro, a taxa de vacinação para as meninas entre 9 e 14 anos ficou em 54,76% para a primeira dose e 33,27% para o esquema vacinal completo no primeiro semestre de 2022. No caso dos meninos, tais percentuais ficaram em 22,45% e 14,02%, respectivamente.
Como ocorre a transmissão do vírus
O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns e geralmente é transmitida pela relação sexual ou contato sexual com uma pessoa com o vírus. A doença pode ser transmitida inclusive quando há uso de preservativos.
O vírus sobrevive por muito tempo nas superfícies dos objetos e, dessa forma, também pode ser transmitido através de objetos ou materiais usados por pessoas infectadas.
Campanha nos postos de saúde
Desde o início de agosto, a SES está realizando em todo o estado – em parceria com as secretarias municipais de Saúde – a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação prevê a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos, com a oferta de doses contra sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), difteria e tétano (DT), hepatite B, febre amarela, meningite (Meningocócica ACWY conjugada), catapora e HPV.
0 Comentários