/>
Governo corta 59% da verba destinada a compra de remédios para Farmácia Popular

Governo corta 59% da verba destinada a compra de remédios para Farmácia Popular

Foto: EBC
O governo Bolsonaro cortou 59% da verba destinada a Farmácia Popular para a compra de medicamentos de asma, diabetes e hipertensão, os recursos foram para o orçamento secreto de 2023. Outros programas voltados para educação e formação em saúde também sofreram cortes em 56%. Já projetos que financiam residência médica e multiprofissional em saúde, e de formação para atenção primária, como programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, foram reduzidos em 51%.

Já as emendas para relatores no orçamento da saúde em 2023 aumentaram em 22%. O levantamento foi feito pelo assessor legislativo do Senado, Bruno Moretti. A informação é de que verba para a pauta em 2023 já havia sido capturada pelo orçamento secreto, o qual foi criado em 2019 e implementado em 2020.

As chamadas emendas de relator permitem que parlamentares destinem verbas sem que haja qualquer transparência sobre para onde esses recursos serão destinados e sobre o valor do montante. Assim, a prática facilita casos de corrupção no governo brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu