Rádio Acesa FM VR: Réveillon: Mais de 22 mil policiais militares serão mobilizados em todo o estado do Rio

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Réveillon: Mais de 22 mil policiais militares serão mobilizados em todo o estado do Rio

Para garantir a segurança do grande público previsto para as festas do Réveillon 2022/2023 em todo território estadual, a Secretaria de Estado de Polícia Militar elaborou um planejamento especial de policiamento, mobilizando 22.414 policiais militares e 3.546 viaturas. O efetivo será 23% superior ao empregado na passagem de ano de 2021 para 2022. O esquema especial de policiamento começa às 08h de sábado (31/12/22) e se estende até 20h de domingo (01/01/23).

- O Réveillon do Rio de Janeiro movimenta a economia fluminense e atrai turistas de vários países, que querem participar da virada de ano mais bonita do mundo. Por isso, realizamos um planejamento para garantir a segurança de todos durante a festa, com o reforço do policiamento e o uso de recursos tecnológicos de última geração em pontos estratégicos - disse o governador Cláudio Castro.

Somente na orla de Copacabana e em áreas de acesso mais próximas, serão empregados 2.662 policiais militares de batalhões de área, que atuarão em apoio ao 19ºBPM (Copacabana) e de unidades do Comando de Operações Especiais (COE) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Será um efetivo 24,5% maior do que no ano passado.

O planejamento para a festa de Copacabana prevê quatro novidades este ano: pontos de bloqueio e revista com detectores de metais; instalação de torres com canhão de luz na faixa de areia, próximo ao espelho d'água; utilização de quadriciclo no patrulhamento na areia; e montagem de tendas na praia.

- A Corporação está trazendo para Copacabana uma experiência realizada nos anos de 2019 e 2020 no Centro da cidade do Rio de Janeiro nos desfiles de grandes blocos de Carnaval. É importante trazermos esse elemento para Copacabana e o objetivo é proporcionar um área com maior controle. As barreiras são móveis, não estão fixadas e permitem a abertura caso seja necessário - explicou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Pires.

Ainda na capital, as atenções da Polícia Militar estarão voltadas também para outras regiões da cidade, onde haverá grandes eventos públicos com queima de fogos: Aterro do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Parque de Madureira, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

O planejamento prevê também uma grande mobilização de policiais para atuar nas demais cidades da região metropolitana e do interior. Haverá festas com shows musicais e espetáculos pirotécnicos, como Niterói e cidades das regiões dos Lagos, Costa Verde, Norte/Noroeste e Serrana.

As áreas de maior aglomeração serão patrulhadas também por aeronaves - helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel em Copacabana.

Para oferecer mais segurança e orientar o tráfego de milhares de usuários nas principais rodovias estaduais, durante o fim de semana do Réveillon, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Rio de Janeiro elaborou um planejamento para reforçar o policiamento em pontos estratégicos. Serão mobilizados, de sexta a domingo, 550 policiais militares e 68 viaturas.

Além do efetivo nas ruas, a Secretaria de Estado de Polícia Militar seguirá com as inovações tecnológicas em funcionamento para melhor atender a população, como o Aplicativo 190 RJ para acionamento da Polícia Militar, o Aplicativo Rede Mulher para que mulheres solicitem ajuda em casos emergenciais e a parceria com a Uber disponível para motoristas parceiros da empresa de transporte de aplicativo e passageiros.

Ainda no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Pires, fez a entrega de 54 novas viaturas (31 automóveis semiblindados e 23 motocicletas) que já serão empregadas pelos batalhões no policiamento do Réveillon 2022/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825