Cuidados devem começar na aquisição dos ingredientes para o preparo dos pratos
Ingrediente principal de qualquer refeição, a higiene não pode ser dispensada na ceia da virada do ano. E ela começa antes do preparo. Os cuidados são necessários já na aquisição dos ingredientes, alerta a Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos da Secretaria de Estado de Saúde.
Um dos ingredientes preferidos para a ocasião, o bacalhau merece atenção para a coloração e se está realmente seco, como explica a nutricionista Jacqueline Toledo Hosken, mestre em Saúde Coletiva e integrante da equipe da Coordenação.
– Este alimento não pode estar úmido nem apresentar manchas ou fungos, que indicam má conservação e risco de contaminação - explica Jacqueline.
O zelo também deve ser mantido ao escolher o azeite. O primeiro passo é ler atentamente o rótulo. O produto deve ser puro e não deve ter mistura de outros óleos. A especialista recomenda que se dê preferência aos extra virgem com baixa acidez.
- E quanto mais perto da data de fabricação, melhor - explica.
As carnes congeladas, como pernil, peru ou tender, por sua vez, não podem conter cristais de gelo na embalagem.
- Isto indica que os alimentos já foram descongelados e recongelados, levando à perda de sabor e textura e possibilitando a contaminação – complementa a nutricionista.
Já os hortifrutigranjeiros, como frutas, verduras e ingredientes crus de saladas, devem ser higienizados com solução de hipoclorito ao chegar em casa. A recomendação é de uma colher de sopa de água sanitária própria para utilizar em alimentos (importante ler o rótulo) para um litro de água por 15 a 20 minutos.
Por fim, não esqueça de se hidratar entre os brindes a 2023.
0 Comentários