Rádio Acesa FM VR: Portela leva festa ao Hemorio reforçando a importância da doação de sangue no feriadão

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Portela leva festa ao Hemorio reforçando a importância da doação de sangue no feriadão

Campanha 'Carnaval Tá No Sangue' marca parceria de hemocentro com grandes escolas para salvar vidas

A campanha “Carnaval Tá No Sangue”, do Hemorio, recebe nesta quarta-feira (08.02), às 11h, o reforço da centenária escola de samba Portela. Dando sequência a uma campanha de apoio à doação de sangue durante a folia, componentes da agremiação azul e branco de Oswaldo Cruz vão ao instituto mostrar que samba e solidariedade podem desfilar juntos. Para atrair doadores durante o período do feriado, o hemocentro recebe ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira de escolas de samba do Rio no salão de doação. A ação foi iniciada nesta terça-feira (07.02) com uma grande festa do Salgueiro na recepção. Mangueira (09.02) e Beija-flor (10.02) serão as próximas atrações.

A iniciativa conta ainda com o apoio do aplicativo de entregas Zé Delivery, que oferece cupons para uso na plataforma a todos que participarem da campanha. Maior plataforma global de compartilhamento de acomodações e experiências de viagem, o Airbnb é outro parceiro, convidando anfitriões e hóspedes com reservas no Rio de Janeiro durante o carnaval a fazerem parte da iniciativa. Grandes eventos da cidade também apoiam a campanha, sorteando um par de ingressos para aqueles que comparecerem ao Hemorio em fevereiro.

No período do carnaval, há uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio. Cerca de dois mil doadores foram mobilizados na última campanha, entre fevereiro e março do ano passado.

– O período do carnaval é sempre um momento de muita dificuldade para os serviços de hemoterapia. Os estoques caem drasticamente. Por isso, fizemos uma programação intensa para as pessoas aproveitarem os shows e as parcerias com empresas. O que a gente espera é que possamos abastecer as unidades que precisam. Nesta época, acontecem muitos acidentes, e queremos normalizar o estoque para entrar no carnaval com tranquilidade – afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

O atendimento no Hemorio mantém seu funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h, durante o carnaval inclusive.

Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas, e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825