Rádio Acesa FM VR: Rio entra alerta para caso de febre amarela

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Rio entra alerta para caso de febre amarela

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) emitiu uma alerta depois da confirmação de um caso humano de febre amarela no município de Vargem Grande do Sul, em São Paulo, notificado em 23/01/2023. Trata-se de um paciente de 73 anos, sexo masculino, morador da Zona Rural, não vacinado para febre amarela.

As recomendações feitas pelo alerta nº 34/2023 do CIEVS-RJ são de intensificação e implementação das ações referentes à vigilância da febre amarela, em especial nas cidades cortadas pela BR-116 (Via Dutra), principal via de comunicação dos municípios fluminenses limítrofes com o estado de São Paulo, como Volta Redonda, Resende e Barra Mansa. Esses municípios passaram por campanhas de vacinação contra a doença em 2017. Quem recebeu a vacina naquela época deve ser considerado imunizado, já que estudos demonstram proteção conferida de pelo menos oito anos.

As vigilâncias municipais dessa região foram orientadas a fortalecer as ações de imunização contra febre amarela para população-alvo: indivíduos de 9 meses a 59 anos de idade. Também foi recomendado o reforço da vigilância de casos de febre amarela em primatas não humanos (PNH) e de casos humanos, com comunicação em até 24 horas de casos suspeitos ao CIEVS-RJ e notificação do caso no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os estrangeiros que visitarão o Brasil e a região devem ser alertados para atualizar a vacina antes da chegada ao Brasil.

Por se tratar de doença grave, com risco de dispersão para outras áreas do território nacional e internacional, a febre amarela tem notificação compulsória e imediata, em até 24 horas.

Os casos suspeitos podem ser comunicados ao Plantão CIEVS SES RJ, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana (inclusive feriados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825