Rádio Acesa FM VR: Boletim Covid-19: indicadores apresentam redução na rede pública do estado do Rio de Janeiro

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Boletim Covid-19: indicadores apresentam redução na rede pública do estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Saúde segue recomendando vacinação com a bivalente, principalmente para os idosos e os grupos prioritários
O Boletim de Monitoramento de Dados Precoces da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) desta segunda-feira, 2 de outubro, apresenta queda em todos os quatro indicadores precoces. As taxas de positividade nos exames de antígeno e de RT-PCR realizados na rede pública, os atendimentos de adultos e crianças nas UPAs estaduais e as solicitações de leitos SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) tiveram redução. O período analisado vai de 24 a 30 de setembro e corresponde à Semana Epidemiológica 39.

A taxa de positividade nos exames realizados na rede pública caiu para 33% (RT-PCR) e 22% (Antígeno), frente à Semana Epidemiológica 38, quando os índices estavam em 41% para os testes laboratoriais e 24% para os testes rápidos, respectivamente.  Na rede privada, apenas o RT-PCR apresentou aumento em relação à semana anterior, subindo de 34% para 37%. A positividade em antígeno na rede privada, por sua vez, caiu de 30% para 26%. Tanto na rede privada quanto na rede pública, houve redução no número de exames realizados para testes laboratoriais (RT-PCR) e rápidos (antígeno).

O número de atendimentos, tanto para adultos quanto para crianças, nas UPAs da rede estadual de saúde, assim como as solicitações por leitos SRAG, em todas as faixas etárias, também apresentaram redução.

"A mudança no cenário epidemiológico do boletim entre esta edição e a passada é positiva. Observamos todos os índices em queda, mas seguimos recomendando que todos atualizem o esquema vacinal com a bivalente, especialmente os idosos e os grupos prioritários", analisa Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.

Produzido pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), o boletim, atualizado no último dia 30 de setembro, auxilia na tomada de decisões da pasta e é público, disponível no Painel Monitora, no site da SES-RJ (http://monitorar.saude.rj.gov.br).

Subvariante Éris

A SES-RJ não registrou nenhum novo caso da nova subvariante Éris na última semana epidemiológica. Até o fechamento do boletim, em 30 de setembro, a Secretaria segue com a confirmação de oito casos, todos na cidade do Rio de Janeiro.

Em função do atual cenário epidemiológico, novos casos sequenciados serão divulgados assim que confirmados laboratorialmente no Painel de Monitoramento da Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825