Rádio Acesa FM VR: Eleições 2024: TRE-RJ inicia contato com mesárias(os) para futura convocação

terça-feira, 26 de março de 2024

Eleições 2024: TRE-RJ inicia contato com mesárias(os) para futura convocação

Objetivo é confirmar situação de voluntários que se encontram cadastrados para trabalhar nas mesas receptoras de votos
Os cartórios eleitorais fluminenses já iniciaram os contatos com mesários e mesárias para tratar sobre as Eleições 2024. Nesse primeiro momento, as servidoras e os servidores contactam aqueles que estão cadastrados, na base de dados da Justiça Eleitoral, como voluntárias e voluntários para a atuação nas mesas receptoras de votos. O objetivo é confirmar o interesse em participar e os dados necessários para a convocação, que será em meados de julho.

Além disso, nessa fase de pré-convocação, as Zonas Eleitorais verificam se a pessoa voluntária tem algum impedimento legal à prestação dos trabalhos eleitorais, como o exercício de cargo de agente policial, ou desempenho de função de confiança no Poder Executivo, entre outras.

Na oportunidade, também são divulgadas informações sobre a futura nomeação, como a função eleitoral atribuída e benefícios, bem como sobre a opção de convocação por meio do Sistema de Convocação Eletrônica instituído no TRE-RJ.

A Justiça Eleitoral realiza os contatos via e-mail ou telefone, cadastrados pelos eleitores no banco de dados eleitoral. Em nenhuma hipótese, é solicitado que as(os) mesárias(os) cliquem em algum link, por motivo de segurança, para evitar janelas de oportunidade para a atuação de golpistas. Em caso de dúvida quanto à veracidade do remetente da mensagem ou do telefonema, o TRE-RJ recomenda que o eleitor abordado entre em contato com os cartórios eleitorais.

Seja Mesário Voluntário

Para se inscrever como mesário voluntário, acesse o site do TRE-RJ ou vá pessoalmente em seu cartório eleitoral. O mesário tem direito à folga no serviço (público ou privado) pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. O mesário também tem preferência no desempate em concurso público, quando previsto no edital.

Para estimular a participação, o TRE-RJ firmou parceria com diversas instituições de ensino superior para a concessão de horas para fins de crédito de atividades complementares, mais conhecidas como HAC, aos eleitores estudantes que trabalharem como mesários. Para mais informações, acesse o portal Mesário Voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825