Rádio Acesa FM VR: Idoso é resgatado em situação de abandono numa residência no bairro Açude, em Volta Redonda

quinta-feira, 28 de março de 2024

Idoso é resgatado em situação de abandono numa residência no bairro Açude, em Volta Redonda

Um homem de 75 anos foi resgatado em situação de abandono pela rede de proteção ao idoso de Volta Redonda nesta quinta-feira (28). Ele foi encontrado em situação insalubre e sem condições de subsistência dentro da própria casa, no bairro Açude I, após equipes da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) acionarem a Patrulha de Proteção ao Idoso, serviço ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O idoso foi encontrado deitado sobre uma cama e com muita sujeira ao redor, como restos de comida, roupas, recicláveis e fezes de animais pelo imóvel, o que causava um forte odor. Não havia alimento ou água potável. Ao lado da cama do homem, as equipes encontraram um cão de estimação. O animal ficou agressivo com a presença dos profissionais e foi necessário chamar o Corpo de Bombeiros para que eles o contivessem.

Diante dessa situação, o idoso recebeu os primeiros cuidados ali mesmo no imóvel e foi encaminhado ao Hospital Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Segundo informações obtidas pela Patrulha do Idoso no local, o homem, natural do estado da Bahia, não tem familiares vivos e mora sozinho na casa. O caso está sendo acompanhado pela rede de proteção ao idoso do município, que inclui a Patrulha de Proteção e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

“Gostaria de parabenizar a todos os servidores envolvidos: Saúde, Corpo de Bombeiros, mas em especial aos agentes da Patrulha do Idoso - guarda Ana Lúcia e o psicólogo Victor, por mais um caso de sucesso. É importante ressaltar que esse caso se tratou de um resgate de uma vida. Que casos como esse sirvam de exemplos para que possamos estar cada vez mais vigilantes e atentos aos nossos vizinhos, amigos e que a população continue nos auxiliando, através de denúncias, a garantirmos a proteção a essa parcela tão vulnerável da sociedade”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Como denunciar abusos

Quem tiver conhecimento de violência ou situação de abuso e maus-tratos contra idosos deve procurar a Patrulha do Idoso, através do Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona na delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825