ACESA: Sérgio Cabral depõe pela primeira vez em liberdade

terça-feira, 21 de maio de 2024

Sérgio Cabral depõe pela primeira vez em liberdade

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi interrogado, nesta segunda-feira (20/5), pela primeira vez sem estar preso e afirmou que só tentou fazer delação após ser coagido e ficar sem outras opções.

Em liberdade desde 2022 após seis anos preso, ex-governador do RJ prestou seu 30º depoimento à Justiça Federal

O depoimento — seu 30º à Justiça Federal — foi dado em um dos processos da “lava jato”, cuja sentença original, na qual o juiz Marcelo Bretas condenou Cabral, acabou anulada.

O Ministério Público Federal acusa Cabral de repassar propina ao também ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão, que já foi absolvido no caso.

No fim de 2019, Cabral chegou a fechar acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal e, no ano seguinte, confessou os repasses. Mas a delação foi anulada em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal.

Agora, o ex-governador explicou que sua confissão anterior aconteceu sob circunstâncias constrangedoras e tortura psicológica. Isso porque, na “lava jato”, a delação era o único meio de acusados saírem da prisão.

Ele se dirigiu ao prédio da Justiça Federal em uma cadeira de rodas, por dificuldade de locomoção causada por três hérnias de disco.

Cabral ficou preso de forma preventiva por seis anos, mas está em liberdade desde o final de 2022. Ele ainda responde a 34 processos criminais, dos quais 32 são da “lava jato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825

Rádio Acesa