Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que foi acionada por um motorista de um carro, que seguia na rodovia sentido Rio de Janeiro, e que relatou ter sido fechado duas vezes por uma carreta caçamba branca no trecho de Barra Mansa.
Ainda de acordo com as informações, policiais rodoviários ficaram de prontidão e conseguiram abordar carreta em Piraí, quando foram Averiguar o disco do tacógrafo constataram que o motorista de 28 anos não havia cumprido as paradas obrigatórias para descanso, estando dirigindo por várias horas ininterruptas.
Ao ser questionado se fazia uso de alguma substância ilícita, num primeiro momento o caminhoneiro negou, mas, ao perceber que seria realizada revista em busca de ilícitos, ele confessou ser usuário de "rebite" e que continha uma cartela em sua carteira uma cartela de Nobésio Extra Forte contendo 08 comprimidos intactos.
O medicamento, segundo a polícia, é de venda proibida no país, ele contém anfetamina em sua composição e é utilizado por motoristas para ficar acordado por horas dirigindo sem descanso.
Diante do exposto, a cartela com os comprimidos do entorpecente foi apreendida e lavrado um TCO em contra o caminhoneiro, sendo enquadrado no artigo 28 da Lei 11.343/2006. Comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio. Penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Além disso, o caminhoneiro foi multado com base na Lei do Descanso, sendo obrigado a ficar parado no posto PRF de Caiçara, antes de descer a Serra das Araras, por 11 horas.
Na caçamba da carreta eram transportadas 36 toneladas de areia procedentes de Descalvado–SP e tendo como destino Campo Grande, no Rio de Janeiro. O peso total da carga e veículo é de aproximadamente 56 toneladas.
A ação rápida da equipe PRF abordando o veículo antes de começar a descer a serra após a denúncia de outro motorista pode ter evitado mais um acidente.
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