/>
Mortandade de peixes acarreta em interrupção de captação de água no Paraíba do Sul

Mortandade de peixes acarreta em interrupção de captação de água no Paraíba do Sul

Foi interrompido, no início da noite desta quinta, 29, a captação de água nas estações de tratamento que são abastecidas pelo rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí. O motivo é que houve uma mortandade de peixes na altura de Vargem Alegre. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez a coleta da água para saber a origem dessas mortes.

A aparente poluição se deu na tarde desta quinta. A partir das informações, foi orientada, pelo Inea, a interrupção do fornecimento de água das ETAs Nelson Carneiro, Morro do Gama, Matadouro, Vila Helena e Coimbra. Segundo a secretaria, a medida deve durar 24 horas. A população deve economizar água.

Em Vargem Alegre, a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) também foi orientada a interromper a captação no distrito até que sejam descobertas as causas das mortes dos peixes e se há risco de contaminação ao humano.

Após análises, Inea libera captação de água no rio Paraíba do Sul

A Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí informa que, após análises preliminares realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), não foram detectados poluentes na lâmina das águas do rio Paraíba do Sul. A contaminação identificada está restrita ao fundo do rio, onde habitam os peixes que morreram, como os cascudos.

Dessa forma, a captação de água não será interrompida, pois o Inea confirmou que não há risco à saúde humana. A população pode continuar utilizando a água normalmente, mas as autoridades continuarão monitorando a situação e emitirão novos comunicados se necessário.

Mortandade de peixes acarreta em interrupção de captação de água no Paraíba do Sul

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu