/>
Fábrica de Combustível Nuclear em Resende passa por inspeção do Ibama

Fábrica de Combustível Nuclear em Resende passa por inspeção do Ibama

Fábrica de Combustível Nuclear em Resende passa por inspeção do Ibama
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em agosto, visita técnica à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). A instalação, operada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), realiza etapas do processo de produção de combustível nuclear que abastece a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

A inspeção é parte do Programa Geral de Atividades (PGA) do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), que tem por objetivo planejar ações de resposta a situações de emergência nuclear e a eventos de segurança física nuclear na Central. Também participaram da visita representantes de instituições como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Marinha do Brasil, o Ministério da Saúde, a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, além de equipes de Emergências Ambientais do Ibama e outras entidades ligadas ao Sipron.

A FCN possui uma planta química responsável pelo enriquecimento, reconversão e produção de pastilhas de urânio, e uma planta física para montagem de componentes dos elementos combustíveis que abastecem as usinas de Angra 1 e Angra 2. Esses elementos são estruturas metálicas com até cinco metros de altura, contendo pastilhas de urânio enriquecido entre 2% e 5%.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu