O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em agosto, visita técnica à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). A instalação, operada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), realiza etapas do processo de produção de combustível nuclear que abastece a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
A inspeção é parte do Programa Geral de Atividades (PGA) do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), que tem por objetivo planejar ações de resposta a situações de emergência nuclear e a eventos de segurança física nuclear na Central. Também participaram da visita representantes de instituições como o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Marinha do Brasil, o Ministério da Saúde, a Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, além de equipes de Emergências Ambientais do Ibama e outras entidades ligadas ao Sipron.
A FCN possui uma planta química responsável pelo enriquecimento, reconversão e produção de pastilhas de urânio, e uma planta física para montagem de componentes dos elementos combustíveis que abastecem as usinas de Angra 1 e Angra 2. Esses elementos são estruturas metálicas com até cinco metros de altura, contendo pastilhas de urânio enriquecido entre 2% e 5%.
0 Comentários