Imagens: divulgação da Polícia Civil |
Operação "Laço Finaceiro" foi realziada na manhã desta terça-feira, dia 17, afim de combater ações de agiotas com a prisão e busca e preensão em Volta Redonda.
Policiais civis cumpriram mandados e prenderam em flagrante o dono de uma boate com arma de fogo, dezenas de whiskeys com selos falsificados e cigarros eletrônicos no bairro Aterrado.
De acordo com a Polícia Civil, ao todo foram quatro homens presos por oferecerem empréstimos sem formalidades, atraindo pessoas em dificuldades financeiras e aplicando juros exorbitantes.
Aonda de acordo com as informações, o dono da boate é apontado como um dos agiotas e acusado de comercializar bebidas alcoólicas falsificadas e comercializar cigarros eletrônicos.
Todo material foi apreendido e a perícia técnica constatou que todas as bebidas apreendidas eram objeto de falsificação.
Já na residência do empresário foram apreendidas armas de fogo, dinheiro e celular.
As investigações apontam que o grupo de agiotas em Volta Redonda operava há anos, explorando principalmente trabalhadores autônomos e pequenos empresários que, sem acesso a crédito formal, acabavam recorrendo aos empréstimos irregulares.
Com a promessa de facilidade e rapidez, os criminosos ofereciam valores que variavam de R$ 1.000 a R$ 50.000, mas, em poucos meses, a dívida dos clientes dobrava ou até triplicava devido aos juros extorsivos.
As vítimas relataram à polícia que, ao atrasar os pagamentos, eram constantemente ameaçadas por meio de ligações, mensagens e visitas intimidatórias.
Em alguns casos, bens de valor foram tomados como forma de "garantia", e os devedores, temendo represálias físicas, se viam forçados a pagar quantias cada vez maiores.
Os presos foram recolhidos ao sistema penitenciário, onde permanecerá acautelado para prosseguimento da investigação e à disposição da Justiça.
0 Comentários