/>
Ministro da Saúde da Itália visita Instituto Estadual do Cérebro no Rio

Ministro da Saúde da Itália visita Instituto Estadual do Cérebro no Rio

Orazio Schillaci se disse impressionado e manifestou interesse em atividades de trocas de experiências com centros de excelência italianos
Ministro da Saúde da Itália visita Instituto Estadual do Cérebro no Rio
A visita de uma delegação do ministério da Saúde da Itália ao Instituto Estadual do Cérebro (IEC) pode ser o primeiro passo para um programa de cooperação Brasil-Itália no estudo das mais complexas doenças neurológicas. O ministro da Saúde italiano, Orazio Schillaci, ficou admirado com as instalações e o trabalho realizado na unidade.

“Sei que o Brasil tem hospitais de excelência, mas fiquei muito impressionado com o que vi aqui. É realmente um instituto com tecnologia de ponta. Acredito que podemos colaborar com os muitos centros de excelência que temos na Itália para desenvolver protocolos de cuidado compartilhados e melhorar a assistência aos pacientes”, declarou Schillaci depois de um encontro na unidade com a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e o diretor do IEC, o neurocirurgião Paulo Niemeyer.

“É uma honra mostrar o que temos de melhor no SUS e estreitar os laços. Essas visitas abrem portas para a cooperação com outros países que são importantes para o desenvolvimento da medicina pública de qualidade. Temos uma área específica de educação e pesquisa na Secretaria de Saúde, pela qual podemos promover intercâmbio de pessoas, de tecnologia, e de pesquisas coordenadas entre o Brasil e a Europa, no caso a Itália”, afirmou a secretária.

A comitiva, que contou também com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, conheceu avanços tecnológicos, como o Gamma Knife, aparelho de radiocirurgia que cura tumores sem a necessidade de cortes, pesquisas para a cura do câncer realizadas no instituto e casos de sucesso, como a separação de dois gêmeos que nasceram unidos pelo cérebro com uma série de cirurgias que durou dois anos.  

“É uma visita muito importante para o instituto. Quando recebemos delegações estrangeiras, elas ficam encantadas ao ver toda essa tecnologia, toda a dedicação e os resultados que atingimos. E o que temos aqui, mostramos com muito orgulho. É um hospital exclusivamente para o SUS, um exemplo de qualidade”, avaliou Niemeyer.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu