/>
Ônibus Lilás volta a circular no estado completamente renovado para atender as mulheres no interior

Ônibus Lilás volta a circular no estado completamente renovado para atender as mulheres no interior

Unidade da Secretaria de Estado da Mulher esteve em Paraty
O Ônibus Lilás voltou a circular no estado do Rio de Janeiro completamente reformado e com nova identidade visual, levando atendimento humanizado e acolhedor a todas as mulheres fluminenses, mesmo as que vivem nas áreas mais remotas.

Agora sob a gestão da Secretaria de Estado da Mulher, a unidade móvel de atendimento à mulher teve como primeiro destino Paraty, na Costa Verde, onde a pouco mais de 20 quilômetros do centro histórico, existe o Quilombo do Campinho da Independência. Das 10h às 16h, foram atendidas 400 mulheres.

–  O serviço é voltado especialmente para mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhas e residentes em áreas afastadas das zonas urbanas. Estamos trabalhando, em parceria com Fundação Leão XIII, Defensoria Pública e prefeituras para levar acolhimento e atendimento a todas as mulheres fluminenses – disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Serviços oferecidos:

• Acolhimento e orientação jurídica, psicológica e social, com a Secretaria de Estado da Mulher;
• Isenção de taxas e emissão de documentos, com a Fundação Leão XIII;
• Atendimento jurídico, com a Defensoria Pública;
• Acesso a políticas socioassistenciais e de saúde, como exames de Papanicolau e mamografia, com apoio da prefeitura;
• Serviços de cuidado, como limpeza de pele e massagem, em parceria com prestadores locais.

A dona de casa Raquel Ferreira, de 25 anos, esteve na ação buscando atendimento da Defensoria Pública para a obtenção de um remédio de alto custo para a filha Estela, uma criança com deficiência.

–  Vim aqui em busca do atendimento da Defensoria Pública e também pude compartilhar minha história com a Secretaria de Estado da Mulher. Eu sofria com depressão e consegui ressignificar a minha dor com a chegada da Estela, que é a estrela que me guia – disse Raquel.

A esteticista Simone (nome fictício) passou por uma situação de violência doméstica e, após se recuperar das marcas físicas e emocionais, hoje busca ajudar outras mulheres. No evento, ela fez o trabalho de limpeza de pele.

–  Fui socorrida quando precisei e, há quase três anos, sou acompanhada. Agora, busco ajudar outras mulheres com meu trabalho – destacou ela.

Ônibus Lilás

Criado em 2011, durante a IV Marcha das Margaridas, o Ônibus Lilás é um equipamento de co-gestão entre Secretaria de Estado da Mulher e Governo Federal. No estado do Rio, o equipamento tem o apoio da Fundação Leão XIII, para as questões que envolvem documentação, da Faetec, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e das prefeituras por onde o ônibus passa.

Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, oferece atendimento, permitindo assim a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada.

O atendimento é acolhedor e individualizado, de acordo com as necessidades de cada mulher. Profissionais de psicologia e assistência social estarão presentes para oferecer apoio emocional e suporte psicossocial às mulheres. Uma profissional especializada em Direito estará disponível para fornecer orientação jurídica, informando as mulheres sobre seus direitos, medidas protetivas e auxiliando no encaminhamento para serviços jurídicos especializados, se necessário.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu