/>
Comilança e bebedeira de fim de ano impactam saúde a curto, médio e longo prazo

Comilança e bebedeira de fim de ano impactam saúde a curto, médio e longo prazo

Dra. Ellen Durães, médica nutróloga, conta como passar pelo período de festas sem exageros e sem agredir fortemente a saúde

Comilança e bebedeira de fim de ano impactam saúde a curto, médio e longo prazo
Foto: nutróloga Ellen Durães
O fim do ano chegou e, com ele, um calendário lotado de confraternizações, encontros familiares, resenhas e festas. Esse período é marcado por momentos de celebração e alegria, mas também por mesas fartas de comidas calóricas, doces irresistíveis e copos de bebidas alcoólicas sempre cheios. É ótimo viver tudo isso, mas atenção porque essa combinação pode resultar em excessos que impactam drasticamente a saúde, tanto a curto quanto a longo prazo.

A médica nutróloga Ellen Durães, diretora da Clínica de Saúde Integrativa, alerta que exagerar no consumo de alimentos gordurosos, ricos em açúcar e, também, de bebidas alcoólicas pode trazer efeitos imediatos, como indigestão, sensação de mal-estar, cansaço e retenção de líquidos. “O organismo é sobrecarregado ao tentar metabolizar uma grande quantidade de gorduras e açúcares em pouco tempo, o que gera estresse metabólico”, explica.

Além dos sintomas imediatos, os hábitos alimentares desregrados típicos dessa época podem desencadear ou agravar problemas metabólicos. “O consumo exagerado de álcool e alimentos processados aumenta o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Isso pode levar ao aumento da glicemia, resistência insulínica e até ao ganho de peso significativo em um curto período”, afirma a médica.

Pesquisas corroboram esse ponto de Dra. Ellen Durães. Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism aponta que períodos curtos de ingestão alimentar desregrada podem elevar os níveis de triglicerídeos e alterar a sensibilidade à insulina. Outro levantamento, da Obesity Society, revela que as festas de fim de ano são responsáveis por cerca de 60% do ganho de peso anual médio em adultos.

Depois disso a dúvida: como aproveitar as resenhas do final de ano? A chave para viver as festas sem prejudicar a saúde está no equilíbrio. Ellen Durães sugere algumas estratégias para uma socialização mais saudável. “Podemos fazer escolhas conscientes e optar por proteínas, saladas e frutas nas confraternizações, equilibrando o prato com moderação. Ao beber alcoólicos, beba com parcimônia e intercale os drinks com água para reduzir o impacto no organismo”, indica.

Tentar manter um mínimo da rotina também faz parte do segredo. “Não pule refeições. Chegar às festas com fome é um convite ao exagero. Faça um lanche leve antes do evento. E, claro, movimente-se. Aproveite o dia seguinte para incluir uma caminhada ou atividade física. Isso ajuda a reverter os efeitos do consumo excessivo”, aconselha a médica.

A médica reforça que não é necessário abdicar completamente dos prazeres gastronômicos das festas de fim de ano. “Tudo bem sair um pouco da rotina, desde que você tenha consciência de que esses excessos não devem se tornar uma constante. O importante é retomar hábitos saudáveis logo após as celebrações”, recomenda Dra. Ellen Durães.
 
Portanto, neste fim de ano, aproveite a socialização e os momentos felizes ao lado de quem você ama, mas lembre-se: o corpo não tira férias. Cuidar dele, mesmo nas festas, é garantir que o próximo ano comece com saúde e disposição.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu