/>
Etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente de Volta Redonda debate questões climáticas

Etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente de Volta Redonda debate questões climáticas

Com o tema ‘Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica’, evento reuniu autoridades e sociedade civil, que apresentaram propostas para subsidiar políticas públicas
Etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente de Volta Redonda debate questões climáticas
A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) de Volta Redonda/RJ, realizada no dia 7 deste mês na Escola de Engenharia da UFF (Universidade Federal Fluminense), na Vila Santa Cecília, reuniu autoridades e a sociedade civil que participaram da construção de propostas com base na realidade local sobre o tema, para subsidiar a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Durante o evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), também foram eleitos delegados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente. 

“O tema da conferência foi ‘Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica’. E a participação popular foi de fundamental importância, tendo em vista que é a própria população que sofre com as questões climáticas. Através da conferência, foram realizados os debates, saíram as propostas para que a gente consiga fazer políticas públicas voltadas para as necessidades da cidade”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, que participou da abertura da conferência. 

Também estiveram presentes outras autoridades durante o início do evento, como a representante do Ministério do Meio Ambiente, Nathália de Almeida Vinhas; o professor Dr. Welington Kiffer de Freitas, representando o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UFF; a representante da Federação das Associações de Moradores (FAM), Fátima Martins; o vereador Raone Ferreira. 

Após uma breve apresentação da programação durante a abertura, foi ministrada pelo Dr. Welington Kiffer a palestra "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica". Em seguida foram apresentadas orientações sobre as dinâmicas que tiveram por finalidade promover o aprofundamento do debate dos cinco eixos definidos no documento-base da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Para isso, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GT) para discutir os seguintes eixos temáticos: I. Mitigação, II. Adaptação e preparação para desastres, III. Transformação Ecológica, IV. Justiça Climática e V. Governança e Educação Ambiental. 

Depois das discussões, os grupos retornaram ao auditório com as propostas obtidas, sendo 21 apresentadas. Em seguida ocorreu uma plenária para leitura e defesa das propostas elaboradas nos GTs, com a priorização das propostas logo depois. 

Na plenária final, foram eleitas três pessoas delegadas e uma suplente que irão compor a delegação que representará o município na Conferência Estadual.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu