/>
Plano para de verão é montado por concessionária de energia elétrica no Estado do Rio

Plano para de verão é montado por concessionária de energia elétrica no Estado do Rio

Ações preventivas e mobilização extra de equipes têm o objetivo de reforçar o atendimento à população, reafirmando o compromisso da empresa com a qualidade do serviço
Plano para de verão é montado por concessionária de energia elétrica no Estado do Rio
A Light montou um plano especial de operações voltado para o verão 2024/ 2025. Desde outubro, a companhia conta com 54 novas equipes operacionais para atuação em serviços na rede elétrica, além de 51 dedicadas a outras frentes de trabalho, como forma de reforçar o atendimento à população neste período de aumento da demanda.

O Plano Verão envolve uma série de ações integradas, tanto preventivas quanto emergenciais. O Plano Verão também envolve outro ponto de atenção: o combate ao furto de energia, um problema que se agrava com as altas temperaturas e sobrecarrega a rede elétrica. De janeiro a agosto deste ano, foram regularizadas cerca de 2,4 mil ligações clandestinas e normalizadas 121,5 mil instalações irregulares em residências e unidades de comércio. Ao todo, foram recuperados 148 gigawatts/ hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 61 mil residências por um ano. 
 
Uma parceria com o poder público foi firmada para combater os furtos de energia. Os “gatos de luz” provocam interrupções e prejuízos: de um lado, minimizar os impactos de tempestades e ventanias, tão comuns nesse período; de outro, lidar com as sobrecargas resultantes do aumento no furto de energia devido às altas temperaturas. O planejamento também leva em consideração fenômenos naturais cada vez mais intensos como as descargas atmosféricas, em decorrência das mudanças climáticas.

De acordo com a Light, R$ 800 milhões anuais são usados para combater furto de energias entre outros prejuizos. As perdas com esse tipo de prática chegam a 11 TW (terawatts). A cada 100 clientes regulares da Light, 35 furtam energia. De janeiro a agosto deste ano, a Light regularizou cerca de 2,4 mil ligações clandestinas e normalizou 121,5 mil instalações irregulares em residências e unidades de comércio. Ao todo, foram recuperados 148 gigawatts/ hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 61 mil residências por um ano.
 
Os “gatos” trazem risco à segurança dos consumidores e prejudicam a qualidade dos serviços prestados à população. Com a sobrecarga da rede causada pelas ligações clandestinas, crescem os riscos de acidentes envolvendo incêndio, curto-circuito, rompimento de cabos e explosão de transformadores, que podem ferir pessoas. Além disso, comunidades inteiras sofrem com a interrupção no fornecimento de energia. restabelecimento. Em caso de falta de energia, a empresa direciona as equipes de campo se houver necessidade de reparos.

A Light tem um posto de operação e técnicos dedicados no Centro de Operação Rio (COR) da Prefeitura do Rio, e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do governo do Estado, permitindo maior agilidade em situações críticas devido à proximidade com órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comlurb, empresas de água e saneamento.

“Em situações de contingência, mobilizaremos equipes extras de atendimento emergencial com o Temporais e quedas de raios, comuns no verão, são pontos de atenção das ações da Light Nos oito primeiros meses deste ano, a Light regularizou cerca de 2,4 mil ligações objetivo de restabelecer o fornecimento de energia de forma ágil e eficiente. Para isso, destacaremos para os atendimentos aqueles profissionais que atuam em áreas como manutenção, expansão de rede, alta tensão, subterrâneo, corte, religação e recuperação de energia”, explica o Superintendente de Operações da Light, João Paulo Parreira.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Além do reforço das equipes, a empresa intensificou o trabalho de manutenção preventiva do sistema elétrico. Ao longo de 2024, o número de ações dobrou em relação ao ano anterior: a Light atuou em 1.445 inspeções nos circuitos elétricos que compõe a sua rede de distribuição, de um total de 1.700 em toda a área de concessão, que inclui 31 municípios do Estado do Rio, inclusive a capital, somando 11,6 milhões de consumidores — 73% da população fluminense.

Nesse período, foram realizados cerca de 48 mil serviços na rede elétrica de média tensão que supre a alimentação dos transformadores e atendem grandes blocos de clientes residenciais, comerciais e industriais, incluindo 57 revitalizações de estruturas subterrâneas e mais de 279 mil podas em galhos de árvores localizadas próximo à fiação. Esse esforço resultou em um aumento de 53% nos serviços realizados neste ano na comparação com 2023.

A poda de árvores é feita de forma preventiva em casos específicos, já que a atribuição legal para esse trabalho é das prefeituras dos municípios atendidos pela Light. Cabe aos órgãos municipais avaliar o estado das árvores e executar a remoção de galhos, folhas e raízes.

“A Light mantém parceria com órgãos públicos para atender, no menor tempo possível, a ocorrências provocadas pelos fortes ventos e pelos temporais típicos desta época do ano, que provocam falta de energia devido à queda de objetos e de árvores sobre a rede elétrica”, acrescenta João Paulo Parreira.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu