O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) optou por manter a mistura de 14% do biodiesel ao diesel. Com a decisão, o aumento de 1 p.p. (ponto percentual) programado para março está suspenso. A decisão foi justificada como uma medida para conter a alta do preço dos alimentos, que tem sido uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste início de ano.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou ao CNPE, na tarde desta terça-feira, dia 18, que haverá um prejuízo imediato de cerca de R$ 14 bilhões, caso as obras da usina nuclear de Angra 3 sejam abandonadas. A decisão sobre a retomada do empreendimento foi adiada. A discussão será retomada na próxima reunião do CNPE, que ainda não tem data.
E o Tesouro Nacional informou nesta terça que captou US$ 2,5 bilhões em sua primeira emissão de títulos em dólares no mercado internacional neste ano, ressaltando que a demanda de mercado “superou largamente” o volume emitido.
O aumento do preço do ovo chamou a atenção dos consumidores nas últimas semanas, com elevações no atacado e no varejo. A expectativa é que os preços continuem pressionados nos próximos meses e voltem ao padrão após o fim do período religioso — que neste ano deve ocorrer em 17 de abril, — segundo nota da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), publicada nesta manhã.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse que tarifas de pelo menos 25% sobre automóveis importados pelos EUA poderiam ser anunciadas já em 2 de abril.
O principal indicador da bolsa de Buenos Aires, o índice S&P Merval, encerrou esta terça-feira em alta de 6,1%, recuperando as perdas da véspera após polêmica envolvendo o presidente da Argentina, Javier Milei.
O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta manhã um corte na taxa básica de juros do país de 4,35% ao ano para 4,10% ao ano. Foi a primeira redução desde novembro de 2020, quando a taxa caiu de 0,25% para 0,10% ao ano, ainda em meio à pandemia de covid-19. Os juros básicos estavam fixados em 4,35% ao ano na Austrália desde novembro de 2023.
0 Comentários