No ranking geral do Judiciário, Corte fluminense ficou em 3º lugar, atrás apenas do CNJ e do STF
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TRE-RJ é o tribunal eleitoral com maior engajamento nas redes sociais em 2024 / Foto: TRE-RJ |
Com um total de 1.418.331 interações, o TRE-RJ ficou atrás apenas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que liderou com 1.645.623 interações, e do Supremo Tribunal Federal (STF), com 1.623.769 interações. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que coordena a Justiça Eleitoral em nível nacional, ficou na quarta posição, com 1.208.149 interações. Os números referem-se ao engajamento do público nas plataformas Instagram, TikTok, Facebook, X e YouTube.
O excelente desempenho do TRE-RJ nas redes sociais reflete a estratégia inovadora de comunicação digital adotada pelo tribunal, que apostou no uso de linguagem acessível, conteúdos dinâmicos e no aproveitamento de tendências para se aproximar do eleitorado. Durante o período eleitoral, o perfil oficial no TikTok (@trerj.oficial) teve um crescimento expressivo, com vídeos informativos e bem-humorados que alcançaram milhões de visualizações.
Além disso, ao comparar o desempenho do TRE-RJ com os tribunais estaduais, observa-se que a Corte eleitoral fluminense superou amplamente todas as cortes de Justiça estaduais em número de interações. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), líder entre os tribunais estaduais, registrou 511.151 interações, número quase três vezes menor que o do TRE-RJ.
Para o coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ, Stéfano Salles, a posição no ranking reforça a importância da comunicação digital como ferramenta de aproximação com a sociedade: "A Justiça Eleitoral tem um papel fundamental na democracia, e esse reconhecimento coloca o TRE-RJ como referência nas redes sociais não só entre os tribunais eleitorais, mas no Judiciário nacional como um todo. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo para fortalecer a conexão entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, promovendo a cidadania digital", afirmou.
O chefe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais do TRE-RJ, Leandro Lamarão, destacou o compromisso da equipe com uma comunicação próxima e eficiente: "Buscamos criar conteúdos que falem diretamente com o público, utilizando formatos e linguagens que engajam e informam ao mesmo tempo. Estar entre as instituições do Judiciário com mais interações demonstra que estamos conseguindo levar informação de qualidade e estimular o debate cívico nas redes sociais", destacou.
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