![]() |
101 novos policiais chegam a Academia da PM no Rio / Foto: divulgação |
O CFO terá duração de três anos, o equivalente a uma carga horária de 4.677 horas. Todos bacharéis em Direito, os alunos formam-se em aspirantes a oficiais no dia 01 de dezembro de 2027.
- Esses jovens que farão parte do QOPM (Quadro de Oficiais Policiais Militares) não vão apenas recompor nosso efetivo de oficiais. Vão contribuir muito para melhorarmos nossa capacidade de gestão administrativa e operacional e, assim, prestar um serviço à sociedade com mais qualidade ainda – afirma o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O coronel Menezes se refere às melhorias implementadas na grade curricular desta nova fase do CFO, com a expansão e o aprofundamento de disciplinas capazes de capacitar os futuros oficiais a comandar a tropa e vencer os novos desafios que surgem junto às transformações sociais.
Além de fazer parte do quadro de Oficial de Carreira, os cadetes serão diplomados ao final do CFO em “Ciências Policiais”, uma formação com amplo espectro de conhecimento técnico e científico na área de segurança pública.
O concurso de acesso ao CFO foi extremamente rígido sob o critério de livre concorrência para homens e mulheres. Dos 9 mil inscritos, menos de 300 conseguiram classificação nos dois exames intelectuais ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após essas duas provas, os classificados passaram por outras sete fases, estas a cargo da SEPM.
Dos 101 aprovados que se apresentaram na sexta-feira, 77 homens (76,23%) e 24 mulheres (23,76%), todos na faixa etária até 32 anos.
A partir de agora, o concurso de acesso ao CFO será realizado anualmente, seguindo basicamente os mesmos critérios de seleção e o mesmo formato do curso de três anos.
0 Comentários