/>
Aneel revoga concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste

Aneel revoga concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste

Aneel revoga concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste
Aneel revoga concessões de 16 usinas eólicas no Nordeste / Foto: Caio Barcellos
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revogou 16 concessões de centrais de energia eólica na região Nordeste. A decisão, tomada por unanimidade pela diretoria do órgão regulador, atende a pedidos da própria fornecedora, a empresa Ventos de São Januário Energias Renováveis. Os projetos totalizariam uma potência instalada de 564,8 MW (megawatts).

A agência acatou os pedidos de desistência sem penalizações, seguindo os critérios regulatórios vigentes. Entre os possíveis fatores para a renúncia das empresas estão dificuldades no financiamento, entraves ambientais e alterações no mercado de energia renovável.

CENTRAIS

O maior empreendimento cancelado seria localizado em Campo Formoso, na Bahia. A Ventos de São Januário Energias Renováveis planejava instalar 6 centrais geradoras eólicas, somando 268 MW (megawatt).

Outro projeto impactado era o de Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, onde estavam previstas as centrais Pixote Pequeno e Sítio Pixote 1 e 2, que juntas teriam uma potência instalada de 215 MW.

Em Queimada Nova, no Piauí, a empresa também teve seu projeto revogado. A previsão era de construir 6 centrais geradoras eólicas, com capacidade total de 43,2 MW.

Por fim, a Ventos de São João desistiu da unidade que seria implantada em Afrânio, no sertão de Pernambuco. O empreendimento teria uma potência instalada de 37,8 MW.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu