Mulher foi encontrada em um apartamento insalubre no bairro Ponte Alta, com mais seis gatos; animais também foram resgatados
Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono em Volta Redonda / Foto: divulgação |
O acesso à residência foi feito após denúncia encaminhada ao Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona nas dependências da 93ª DP. No local, policiais civis e guardas municipais da Patrulha de Proteção ao Idoso foram recebidos pelo irmão da idosa, um dos alvos da denúncia. O homem de 70 anos deu acesso ao apartamento onde a mulher estava, que se encontrava extremamente sujo e com urina e fezes de gato espalhadas.
Aos agentes de segurança, a idosa relatou que vivia sozinha no local desde 2021 e que o irmão comparecia às vezes ao apartamento para alimentar os seis gatos. Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à 93ª DP para o registro da ocorrência de maus-tratos. A idosa foi atendida pela assistência social do Nuai e está sendo acompanhada por profissionais especializados da prefeitura. Já os gatos foram recolhidos pelas equipes da Zoonoses e da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) e encaminhados a cuidadores parceiros.
Como acionar a Patrulha do Idoso
Quem tiver conhecimento de violência ou situação de abuso e maus-tratos contra idosos deve procurar a Patrulha do Idoso, através do Nuai, na 93ª DP; por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); ou grupos de convivência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer); ou direto na Semop, na Ilha São João, e pelo número 153 (GMVR) ou 197 (Polícia Civil).
0 Comentários