/>
Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono em Volta Redonda

Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono em Volta Redonda

Mulher foi encontrada em um apartamento insalubre no bairro Ponte Alta, com mais seis gatos; animais também foram resgatados
Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono em Volta Redonda
Idosa de 73 anos é resgatada em situação de abandono em Volta Redonda / Foto: divulgação
Uma mulher de 73 anos foi resgatada de uma situação de abandono, em Volta Redonda. Ela foi encontrada em um apartamento no bairro Ponte Alta, em condições insalubres com mais seis gatos. O resgate dela e dos animais foi feito pela rede de proteção do município, que contou com a atuação da Patrulha de Proteção de Proteção ao Idoso, serviço ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O caso aconteceu na última quarta-feira, dia 16, e foi registrado na delegacia da Polícia Civil (93ª DP) como maus-tratos. O irmão e o sobrinho dela serão investigados.

O acesso à residência foi feito após denúncia encaminhada ao Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona nas dependências da 93ª DP. No local, policiais civis e guardas municipais da Patrulha de Proteção ao Idoso foram recebidos pelo irmão da idosa, um dos alvos da denúncia. O homem de 70 anos deu acesso ao apartamento onde a mulher estava, que se encontrava extremamente sujo e com urina e fezes de gato espalhadas.

Aos agentes de segurança, a idosa relatou que vivia sozinha no local desde 2021 e que o irmão comparecia às vezes ao apartamento para alimentar os seis gatos. Diante da situação, os envolvidos foram conduzidos à 93ª DP para o registro da ocorrência de maus-tratos. A idosa foi atendida pela assistência social do Nuai e está sendo acompanhada por profissionais especializados da prefeitura. Já os gatos foram recolhidos pelas equipes da Zoonoses e da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) e encaminhados a cuidadores parceiros.

Como acionar a Patrulha do Idoso

Quem tiver conhecimento de violência ou situação de abuso e maus-tratos contra idosos deve procurar a Patrulha do Idoso, através do Nuai, na 93ª DP; por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); ou grupos de convivência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer); ou direto na Semop, na Ilha São João, e pelo número 153 (GMVR) ou 197 (Polícia Civil).

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu