/>
Instituto Dagaz Recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Volta Redonda pelo Projeto Cinestesia às Margens

Instituto Dagaz Recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Volta Redonda pelo Projeto Cinestesia às Margens

Instituto Dagaz Recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Volta Redonda pelo Projeto Cinestesia às Margens
Instituto Dagaz Recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Volta Redonda pelo Projeto Cinestesia às Margens / Foto: divulgação
Em reconhecimento ao impacto social e cultural do projeto Cinestesia às Margens, o Instituto Dagaz recebeu uma Moção de Aplausos e Congratulações pela Câmara de Vereadores de Volta Redonda. A honraria, proposta pelo vereador Genilson Sukinho, foi aprovada por unanimidade e entregue durante a sessão ordinária na noite da última quinta-feira (10).

Desde sua criação em 2014, o Cinestesia às Margens tem sido uma ferramenta de transformação social, levando cinema a comunidades periféricas em nove cidades do Sul Fluminense e impactando mais de 42 mil espectadores. O projeto exibe documentários e filmes de curta-metragem com enfoque socioeducativo e ambiental em praças, escolas, quadras e ruas, democratizando o acesso à cultura. Com pipoca, refrigerante e uma tela inflável gigante, o projeto cria um ambiente de cinema ao ar livre que encanta pessoas de todas as idades.

“Agradecemos ao vereador Sukinho pela homenagem e aos nossos patrocinadores que acreditaram neste projeto que tanto nos orgulha. Ao democratizar a cultura e descentralizar o cinema, rompemos barreiras geográficas e sociais, levando arte e informação para a população periférica em situação de vulnerabilidade,” destaca Marinez Fernandes, fundadora e gestora do Instituto Dagaz.

O projeto também se destaca por promover rodas de conversa após as exibições, incentivando reflexões sobre os temas abordados nos filmes. Marinez Fernandes revela que, neste ano, o projeto será ampliado para atender 10 municípios do Sul Fluminense com a mega tela, e a novidade é que os debates contarão com a participação de convidados.

“Teremos sempre a presença de atores, cineastas e especialistas, que possibilitarão ao público não apenas assistir às exibições, mas também participar das rodas de conversa sobre temas cotidianos. Essa iniciativa é possível graças ao apoio dos nossos patrocinadores, a NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet do Ministério da Cultura (MinC), além do suporte da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) ”, ressalta Marinez. Ela acrescenta que o Dagaz é o único Cineclube registrado na Ancine que está em plena atividade, o que representa uma conquista para a sociedade.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu