Com
a licitação inédita, todas as linhas intermunicipais de ônibus que
circulam no Estado do Rio estarão cobertas por contrato, passando a
cumprir regras de qualidade mais rigorosas e transparentes
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Linhas intermunicipais de ônibus serão licitadas em 12 lotes e processos separados / Foto: arquivo |
O
primeiro processo foi enviado nesta quinta-feira (17/04) à Secretaria
de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). Na sequência,
passará pela análise dos órgãos de controle, como a Procuradoria Geral
do Estado (PGE) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
(MPRJ). Somente após essa aprovação ocorrerá a publicação do edital de
licitação. O primeiro lote abrange 48 linhas operadas na Baixada
Fluminense, com uma frota mínima estimada em 361 veículos e estimativa
de atendimento a três milhões de passageiros transportados por mês.
O que muda
Entre
os avanços previstos na nova licitação estão a exigência de uma frota
com ar-condicionado em 100% dos veículos e idade média de 4,5 anos
(máxima de 8 anos) para ônibus urbanos e de 6 anos (máxima de 12 anos)
para os rodoviários. O sistema, que transporta atualmente cerca de 32
milhões de passageiros por mês, também vai contar com incentivos à
mudança da matriz energética, prevendo a utilização de veículos movidos a
gás e eletricidade. No total, ao menos 313 coletivos deverão contar com
essas tecnologias.
Com a licitação inédita,
todas as linhas intermunicipais de ônibus que circulam no Estado do Rio
de Janeiro estarão cobertas por contrato, passando a cumprir regras de
qualidade mais rigorosas e claras.
A previsão é
que os processos licitatórios dos demais lotes sejam finalizados e
encaminhados nos próximos dias, consolidando um passo histórico na
reestruturação do transporte intermunicipal fluminense. A medida atende a
uma demanda antiga da população, representando alívio para os
trabalhadores e garantindo um transporte mais digno e moderno.
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