/>
Rio de Janeiro inicia estratégia de vacinação de bloqueio contra o sarampo

Rio de Janeiro inicia estratégia de vacinação de bloqueio contra o sarampo

A medida abrange dez municípios prioritários da Região Metropolitana, e vacina pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade
Rio de Janeiro inicia estratégia de vacinação de bloqueio contra o sarampo
Rio de Janeiro inicia estratégia de vacinação de bloqueio contra o sarampo / Foto: divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro iniciou uma mobilização para reforçar a imunização contra o sarampo na capital fluminense e em nove municípios prioritários da Região Metropolitana do estado. O objetivo é promover o bloqueio contra a volta da doença, e a SES-RJ já distribuiu 400 mil doses para a primeira etapa da estratégia.

Os municípios prioritários são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti. O público-alvo é a população de 6 meses a 59 anos, mas haverá ações específicas voltadas a diversos segmentos, como crianças e jovens.

“Nossa estratégia foi traçada em parceria com o Ministério da Saúde para melhorar a imunização contra o sarampo, especialmente nos municípios prioritários. Seguimos investigando as circunstâncias dos dois casos esporádicos registrados em São João de Meriti, e agora expandimos o raio da vacinação de bloqueio. Por isso, é importante checar a caderneta e se vacinar”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A estratégia da SES/RJ se divide em três etapas. A primeira delas, que começou nesta segunda-feira (7/04), prevê que os municípios vacinem alunos e trabalhadores da educação em escolas e creches; serviços de saúde, profissionais de rotina e todos os trabalhadores da saúde; da rede de turismo, seja de hoteis, moteis, guia de turismo, trabalhadores da praia; trabalhadores de transporte individual e coletivo; forças de segurança e pessoas em situação de rua.

A segunda etapa deverá ser realizada no fim de abril e envolverá universidades, escolas de ensino técnico e trabalhadores da saúde. Já a terceira, ocorrerá até a segunda semana de maio e prioriza pontos volantes de vacinação, locais públicos e de grande movimentação, estações e terminais (passageiros e trabalhadores); áreas comerciais e praças públicas.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu