O Dia das Mães está chegando e você sabia que a decisão de empreender para a mulher está atrelada a independência financeira e a maternidade?
O Dia das Mães vai além da celebração familiar — é também uma oportunidade de discutir os desafios e as escolhas que milhões de mulheres enfrentam no Brasil. Um deles é a decisão de empreender. Para muitas mães, abrir o próprio negócio não é apenas uma escolha, mas uma alternativa diante da falta de acolhimento no mercado de trabalho tradicional.
Dados que revelam esse cenário:
De acordo com a pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios 2024, realizada pelo Instituto RME, com apoio da Rede Mulher Empreendedora (RME):
73% das empreendedoras são mães, e
Dentre elas, 37% são mães solo.
68% das entrevistadas afirmam que os filhos vieram antes de se tornarem empreendedoras, o que reforça a relação entre maternidade e saída (ou afastamento) do mercado formal de trabalho.
O recorte racial agrava ainda mais essa realidade:
Na pesquisa Empreendedoras Negras, coordenada pelo LAB - Laboratório de Gênero e Empreendedorismo do Instituto RME:
Mais de 50% das empreendedoras negras (pretas e pardas) são mães solo, revelando os impactos interseccionais de gênero, raça e classe na jornada empreendedora dessas mulheres.
“Desde 2016 fazemos essa pesquisa anualmente. Os dados mostram, ano após ano, que o empreendedorismo é a resposta para a exclusão do mercado de trabalho. As mulheres, especialmente as mães, empreendem por necessidade, autonomia e pela impossibilidade de conciliar maternidade e carreira nos modelos corporativos tradicionais”, destaca Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.
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